Qual o Melhor Horário Para Postar no Facebook? 【Descubra Aqui】

Qual o Melhor Horário Para Postar no FacebookSe você chegou até aqui se perguntando qual o melhor horário para postar no Facebook é porque deseja compreender o funcionamento de uma das redes sociais mais poderosas. Talvez a frase “tá todo mundo no face e você precisa também estar lá” tenha se tornado um clichê, mas dentro do mercado digital pode apostar que não.

O que antes era uma novidade (no mesmo sentido de inovador) hoje é fundamental ter uma fanpage. É isso mesmo! Não dá para conceber um projeto ou empresa que atue na internet sem possuir a sua conta no Facebook.

Criar uma página e fazer as suas configurações básicas é uma tarefa bem simples, mas infelizmente o sucesso de uma fanpage que gere conversões não se atêm a somente este detalhe. É preciso mais!

Investir em bons conteúdos, imagens e vídeos é um ponto positivo, porém saber como postar e qual o melhor horário para publicar no Facebook é, digamos, a cereja do bolo.

Bom, se você quer saber qual é a faixa horária mais adequada, assim como conhecer algumas dicas valiosas é só continuar comigo ao longo deste artigo sobre como postar no facebook. Tenho certeza que esse post irá te ajudar, e muito!

Posso postar a qualquer horário?

Por incrível que pareça não. Ainda que as redes sociais permitam realizar postagens instantâneas ou mesmo programadas é preciso analisar cuidadosamente e de forma estratégica como fazer as publicações dentro do melhor horário para postar no facebook.

Os meus seguidores vão ver minhas postagens assim que ficarem on

Tenho que te dizer uma coisa séria: a maioria dos empreendedores pensa desta forma e acaba agindo assim, e sabe quais são as consequências imediatas desta mentalidade? Simplesmente “as coisas não acontecem como gostaria”.

Ou seja, se a expectativa sobre qual o melhor horário para postar no Facebook era de que houvesse um grande número de curtidas, comentários, cliques ou mesmo compartilhamentos, logo se observa que o resultado alcançado não era exatamente o esperado (ou melhor, observado).

E se você conhece algum caso (ou mesmo já tenha pensado de forma semelhante) de que o erro está no Facebook porque não deu certo, saiba que tal mentalidade é equivocada e não cabe (e nem faz parte) do mindset de um empreendedor de sucesso.

Sendo assim, se o que você busca é o engajamento maior de seus seguidores não poderá postar de modo despreocupado e desleixado. Pare e pense por um momento, ou melhor, lembre-se quando você abre o seu Facebook.

Assim que você fica on, logo surge na sua tela as notificações de sua conta, como solicitações de amizade, mensagens pessoais e lembretes, e postagens de seus amigos. Pois bem, assim que você rola a sua timeline, várias postagens (antigas e novas) se misturam com links patrocinados, sugestões e grupos de discussão.

E o que acontece em todo este tempo? Você simplesmente não visualiza tudo e acaba perdendo alguma coisa – que geralmente julga importante e que por mais que tente insistir em voltar ou descer mais a sua timeline acaba se perdendo na atualização sofrida que mistura mais e mais os conteúdos.

Pois bem, é exatamente isso que acontece com aquela postagem que você publicou despreocupadamente, ela simplesmente se perde em meio a tantas notificações e conteúdos que foram se atualizando a medida em que sua audiência foi visualizando e clicando. Frustrante isso não?

Quais são os melhores horários para postar no Facebook?

Melhores Horários Para Postar no Facebook

Agora que você compreendeu e se conscientizou da situação, posso dar continuidade ao nosso diálogo sobre qual o melhor horário para postar no Facebook. Existem vários órgãos que se ocupam em estudar as diretrizes desta rede.

Para isso, realizam pesquisas e fazem levantamentos periódicos como forma de acompanhar o mais próximo possível as modificações que a rede social passa com certa frequência.

Para se ter ideia sobre quais são alguns destes órgãos que estudam regularmente o Facebook, encontram-se:

  • QuickSprout (trata-se de uma das maiores ferramentas que permitem uma excelente experiência de análise de um site como, por exemplo, o seu tempo de carregamento). De acordo com a Quicksprout, os melhores dias para postar no Facebook são na quinta e na sexta-feira.

Se você deseja obter mais compartilhamentos de sua publicação deve postar às 13 horas, mas se o seu objetivo é te mais cliques deve investir em seus posts no horário de 15 horas.

  • Optimizely (é uma empresa de software criada em 2010 com o intuito de apontar ao cliente o nível de otimização que o seu site apresenta). De acordo com a ferramenta, o horário de pico no facebook é às 17 horas, de segunda a quinta-feira, ou seja, é o horário nobre da rede social. 

 

  • Sprinklr (A empresa norte-americana é especializada em gerenciamento de redes sociais e monitora grandes marcas como é o caso da Nike). De acordo com ela, o horário de pico facebook compreende a seguinte faixa: de terça a quinta-feira, das 11 às 17 horas.

Além disso, os acessos diários começam a melhorar a partir das 9 horas da manhã, e nos domingos, o melhor momento observado é entre às 20 e 23 horas.

E agora, qual o melhor horário para postar no Facebook?

Melhor Horário Para Postar no Facebook

Bom, existe uma faixa horária que não se deve postar, a qual é aquela considerada muito cedo, ou seja, antes das 9 horas da manhã e aquela que é tida como muito tarde da noite, que é a partir das 23 horas.

Tal faixa “evitável” para as postagens tem uma razão muito simples: entre 23 horas e 9 horas da manhã do dia posterior é o momento em que grande parte dos usuários estão dormindo, ou em alguns dias poderão estar desconectados por participarem de algum evento ou festa social.

Por outro lado, aproveito para salientar que essas estimativas sobre qual o melhor horário para postar no Facebook não devem ser rigorosamente seguidas, pois assim como o próprio Facebook passa por constantes transformações, os hábitos de seus usuários também se modificam.

Em outras palavras, um dia e horário bom para postar hoje pode ser diferente daqui a 6 meses ou 1 ano. Portanto, considere esses dados como uma estimativa para que possa testar a sua fanpage, ok?

Dica: Saiba como melhorar consideravelmente o engajamento de sua fanpage

Ao tomar os dias e horários divulgados pelos estudos realizados anteriormente sobre qual o melhor horário para postar no Facebook você terá uma espécie de ponto de partida para testar a sua página.

Entretanto, poderá ainda utilizar os próprios gráficos de sua fanpage para analisar cuidadosamente os resultados obtidos dos seus seguidores. Como? Veja a seguir.

Acesse a sua fanpage e depois clique no menu “Informações”. Logo abrirá uma página com todos os detalhes que precisa para conhecer melhor o seu público como, por exemplo:

  • Faixa Etária
  • Sexo
  • Localidade

E muito mais.

Essas e outras informações são disponibilizadas ao longo da página, inclusive no campo esquerdo, onde se pode navegar e verificar vários detalhes que lhe permitirão ter maior conhecimento e controle de sua fanpage.

Por ora, se você observar atentamente o alcance de suas publicações perceberá quais foram os posts, dias e horários em que teve maior engajamento do seu público, e assim poderá pensar em novas estratégias para aumentar a visibilidade e interação de seus seguidores para chegar naqueles que ainda não te seguem.

Analisar a fanpage pode ser cansativo, mas…

É fundamental para que você conheça a fundo o seu produto e mais ainda o seu público. Caso o contrário, terá que entregar esta tarefa a consultores e agências de conteúdo que prestam serviços ligados ao gerenciamento de redes sociais, e dependendo do caso, terá que “por a mão no bolso”, ao invés de realizar tal tarefa sozinho e de graça.

Ou, como você acha que os grandes empreendedores de sucesso conseguem alcançar consideravelmente bons índices nas redes sociais? Eles conseguem fazendo exatamente isso que acabei de te falar sobre qual o melhor horário para postar no Facebook, mas que nem sempre decidem revelar o seu segredo, o qual eu fiz de graça 😊

Dicas para aumentar o engajamento da sua página no Facebook

Melhor Horário Para Postar no Face

Vou considerar aqui que você já acessou a sua fanpage e analisou os gráficos, ok? Bom, antes de entrar nas minhas dicas propriamente ditas sobre qual o melhor horário para postar no Facebook preciso comentar contigo algo que considero bastante relevante.

Ao analisar a sua fanpage você, com certeza, ficou feliz por um lado e triste por outro, uma vez que percebeu bons alcances em determinados posts, mas frustrado por ter apostado em determinadas publicações que não corresponderam como desejava. Faz parte!

É importante agir honestamente consigo mesmo e considerar os pontos positivos (acertos) dos negativos (erros). Ao listar cada um deles você poderá seguir as minhas próximas dicas:

Atualize-se e publique rápido

Se a pergunta “qual o melhor horário para postar no Facebook?” continua martelando na sua cabeça preste atenção! Independente do seu nicho

, sempre surge novidades que poderá compartilhar com os seus seguidores. Mantenha-se atualizado e quando surgir algo novo crie uma publicação na sua fanpage.

Lembre-se que as pessoas gostam de receber notícias “em tempo real” e se conseguir entregar a elas conteúdo relevante, atual e confiável conseguirá aumentar rapidamente o engajamento da sua página.

Alterne o tipo de postagem no Facebook

Além de textos com imagens e vídeos, aproveite e faça periodicamente uma live (transmissão ao vivo) que é uma boa oportunidade de se comunicar com os seus seguidores e automaticamente conquistar outros novos.

Caso você tenha um canal no Youtube, faça a live e deixe o link no comentário para que as pessoas possam acessar. Evite criar uma postagem com o link para o canal de vídeos, pois senão o alcance será menor. Os chamados vídeos nativos, ou seja, dentro da rede tendem a alcançar um número bem maior e melhor de pessoas.

Como Postar no Facebook

Faça postagens constantes

Manter a constância de publicações é fundamental para que as pessoas não percam o interesse e resolvam “descurtir” a sua página. Quanto mais disciplinado for neste campo, maiores serão as suas chances de aumentar o seu alcance, pois uma fanpage com conteúdos publicados constantemente é sinal de projeto atualizado.

Páginas com poucos conteúdos e publicações ocasionais tendem a não despertar o interesse do público em geral.

Acompanhe os resultados de suas publicações

Sempre que publicar os seus conteúdos, acompanhe nos gráficos da fanpage a evolução dos seus posts. Desta forma, conseguirá perceber rapidamente quais são os tipos de postagens que mais geram engajamento daquelas que não surtem os efeitos esperados.

Assim, é só passar a trabalhar com os modelos que mais despertam atenção dos seus seguidores e buscar inovar para que a sua página cresça bem mais rapidamente.

Crie enquetes

Se tem uma estratégia que geralmente dá muito certo sobre qual o melhor horário para postar no Facebook é trabalhar as enquetes em publicações nas redes sociais. E o sucesso delas está em questões pertinentes, sendo assim é interessante e até divertido apostar na criação de enquetes que lhe permite conhecer mais a sua audiência e criar novas estratégias para aumentar o seu engajamento. Teste!

Invista nos Emojis e GIFs

Esses dois tipos de animações estão em alta e são excelentes mecanismos de interação, já que auxiliam na forma de transmitir determinadas mensagens. Na hora de programar ou mesmo publicar um post, insira um Emoji ou um GIF dentro do melhor horário para postar no face para aumentar o engajamento com o seu público.

Postagens com estes tipos de recursos são mais visualizados e clicados do que outros modelos simples. Invista!

Últimas considerações       

O Facebook é uma das redes sociais mais dinâmicas do mundo digital. Ela sempre passa por constantes alterações e para tirar melhor proveito é preciso acompanhar as suas novidades.

Neste post sobre qual o melhor horário para postar no Facebook você teve a oportunidade de compreender o funcionamento da rede e conhecer algumas dicas valiosas que fazem toda a diferença sobre os melhores horários para postar no Facebook.

Leia Também ➞ Como Ganhar Dinheiro Com Marketing Digital – 【Guia Para Iniciantes】

Você Pode Gostar ➞ E-mail Marketing: O que é e Como Funciona? 【Guia Completo】

Aproveite e deixe o seu “joinha” abaixo!

Gostou, Compartilhe!

    CURSO GRATUITO: Profissão Afiliado!

     

     

    Ronaldo

    Avatar

    Olá, meu nome é Ronaldo Vieira, tenho 49 anos. Sou Empreendedor Digital e criador do site, trabalho desde 2019 na internet e encontrei no MARKETING DIGITAL uma nova oportunidade de ajudar pessoas a aprenderem Como Ganhar Dinheiro na Internet Trabalhando em Casa e alcançarem a tão sonhada liberdade financeira. Seja bem vindo(a).

    Website: https://blogcerto.com.br/

    2 Comentários

    1. Parabéns Ronaldo!!! Muito bom o seu artigo, vou seguir esses passos para ter mais engajamento… Ótimas dicas, sucesso para você e vamos avançar!!!

      • Eu é que agradeço pela sua visita no blog Clodoaldo, vamos avançar sim rumo ao sucesso meu caro.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *