E-mail Marketing : O Que é e Como Funciona? 【Guia Completo】

E-mail Marketing _ O Que é e Como Funciona

O e-mail é um dos recursos virtuais mais dinâmicos, acessíveis e fácil de manusear, pois o mesmo possui uma estrutura básica que não tem como errar na hora de acessar, escrever e enviar uma mensagem.

Também conhecido como “correio eletrônico”, ele é uma ferramenta que existe há um bom tempo. De acordo com a Wikipédia, é provável que o primeiro sistema de troca de mensagens tenha ocorrido em 1965, e que provavelmente eram o Q32 da SDC e o CTSS pertencente ao MIT.

De todo modo, como qualquer outro sistema, o e-mail foi se desenvolvendo aos poucos e acabou substituindo as famosas cartas impressas que eram enviadas pelos Correios, o que permitiu na diminuição do uso excessivo de papel e aumentou a velocidade da comunicação, pois em poucos minutos você envia e pode ter uma resposta do seu contato.

Desta forma, os empreendedores digitais perceberam que criar e-mail marketing poderia se tornar uma excelente ferramenta de comunicação que propiciasse alguma oportunidade de converter esses contatos estabelecidos em clientes. E foi assim que nasceu o e-mail marketing

Como Fazer E-mail Marketing

O que é E-mail Marketing?

Se você tem mais de 30 anos deve se lembrar que quando criança sempre encontrava na caixinha de correspondência de sua casa as cartas de remetentes conhecidos (amigos ou mesmo familiares) e cartas com algum tipo de propaganda: cursos, oportunidades de ganhar dinheiro envelopando cartas ou até aquelas correntes que deveriam ser copiadas e passadas adiante…

Pois bem, se você acha que o e-mail marketing nasceu nos anos 1990 ou parte da década de 1980 saiba que ele surgiu um pouquinho antes: aproximadamente em 1978. Para muitos, o primeiro e-mail marketing gratuito pode também ser considerado como o primeiro spam enviado, mas isso é outro assunto!

De qualquer modo, o e-mail marketing nada mais é do que o e-mail criado com objetivos de veicular uma determinada propaganda que gere os resultados esperados. Assim sendo, uma única pessoa ou empresa pode enviar um único email para mais de centenas ou milhares de pessoas com um único clique para convencê-las a fazerem o que se espera.

Mesmo após tantos anos, o e-mail marketing mantém a sua força e dificilmente você encontra uma média ou grande empresa que não o utilize como meio de comunicação com os seus clientes. Veja a seguir quais são os modelos de e-mail marketing mais utilizados no mercado digital brasileiro, bem como criar e-mail marketing grátis.

E-mail Marketing Como Funciona

Tipos de E-mail Marketing

Ao contrário do que muitos pensam, existem vários tipos de e-mail marketing, sendo os mais conhecidos os que seguem abaixo:

Newsletter

A Newsletter, Informativo ou Boletim de Notícias é um modelo de e-mail marketing caracterizado pela presença de conteúdo com uma atrativa comunicação visual. Ainda sim, possui certa periodicidade de envio e em alguns casos lembra um jornal ou revista.

Como o próprio nome indica, é utilizado como forma de periódico com o intuito de manter informado o seu contato sobre as principais novidades da empresa e meio de fortalecer a comunicação entre ambas as partes.

Você pode utiliza-la em seu negócio para avisar a sua lista de contatos que publicou um novo post, uma postagem nas redes sociais ou mesmo que subiu um novo vídeo no Youtube, além de outras novidades que deseja compartilhar com as pessoas para que as mesmas se sintam informadas como também se integrem ao seu modelo de projeto.

E-mails transacionais

São os tipos de e-mails utilizados principalmente por lojas virtuais, já que informa sobre a realização e finalização de uma compra. Mas não é só isso. Os e-mails transacionais possuem características peculiares como a informação e/ou solicitação do cadastro de uma nova senha no sistema ou um lembrete de algo que o cliente já não faz mais com frequência.

Diferente da newsletter, esses modelos de e-mail marketing geralmente são automatizados, uma vez que existe uma grande necessidade de envio e que sofre com a variação de atividade realizada por cada cliente.

Ou seja, os modelos são criados de acordo com padrões específicos para que sejam enviados assim que uma atividade foi realizada ou abortada.

Se você não sabe como fazer email marketing transacional é só montar uma mensagem para lembrar que um cadastro foi realizado, uma senha foi alterada ou recuperada, confirmar que uma transação foi efetivada, enviar recibos, notificar uma determinada entrega, confirmar a criação de uma conta e/ou retorno, confirmar o endereço de um e-mail, entre outros.

Criar E-mail Marketing

E-mail de Engajamento

O e-mail marketing de engajamento é o tipo de comunicação utilizada com o intuito de aproximar ou reativar o contato após certo período de ausência. São conhecidos pelos famosos modelos intitulados “Sentimos a sua falta” e que serve de lembrança ao contato de que ele parou de realizar alguma atividade, como é o caso de abrir uma sequência de e-mails enviados.

Este modelo é utilizado (e assim deve ser) assim que passar um certo período sem observar nenhuma ação por parte do seu contato como forma de reengajá-lo, ou seja, motiva-lo a voltar e interagir com as suas mensagens, bem como acompanhar o desenvolvimento do seu trabalho.

Todavia, pode acontecer que ele se mantenha quieto e isso pode indicar que não possui mais o interesse em continuar acompanhando os seus e-mails. Quando isso ocorrer, o indicado é fazer o descadastramento do e-mail dessa pessoa, pois a mesma desconsiderou a sua mensagem e você poderá se dedicar mais e melhor com aquela lista que interage contigo.

E-mails de lançamento

Como o próprio nome sugere, é o modelo de e-mail marketing mais indicado quando o assunto se trata de divulgação de novos produtos e/ou serviços. Ou seja, é aquele tipo de e-mail que você deve utilizar sempre que for lançar alguma novidade, seja um produto, serviço, como o endereço (link) de um novo site, canal no Youtube ou parceria.

O ideal é que os e-mails de lançamento tenham um bom template com a presença de imagens, vídeos, textos elucidativos, preços e outros detalhes que despertem a atenção do cliente e o motive a clicar.

Agora uma dica bem bacana é enviar alguns e-mails prévios com o intuito de preparar a sua lista e gerar certa expectativa. Para isso envie mensagens intituladas com frases como, por exemplo, “Vem aí uma novidade”, “Exclusivo: Não deixe de abrir o seu e-mail na próxima segunda” e por aí vai.

Depois disso, é só enviar o e-mail de lançamento com as novidades finalmente reveladas. Nesse ínterim, você já preparou com antecedência a sua lista de contatos e criou alguma curiosidade, o que lhe permitirá elevar a taxa de abertura do e-mail desejado.

E tem mais: outro detalhe que faz toda a diferença no seu negócio é dar exclusividade a sua lista de e-mail. Como? É bem simples. Basta enviar um e-mail e pedir para que quem estiver interessado em conhecer “a novidade a ser lançada” que se cadastre para receber, em primeira mão, todos os detalhes.

Feito isso, deixe para divulgar no site ou blog o lançamento para o público em geral. Mas, se você decidiu presentear com algum brinde ou desconto, o ideal é fazer esse procedimento na mensagem em que pedir o cadastro dos e-mails de seus contatos interessados.

Desta forma, você os fará se sentir importantes e poderão se tornar mais propensos a participarem de modo efetivo em ações futuras que vier a promover.

Campanhas de Vendas

E por falar em ações de cadastro e lançamentos, não há como não pensar em um dos principais focos do trabalho em e-mail marketing que é a campanha de vendas. Neste modelo de mensagem o objetivo maior é somente a conversão.

Para isso, a dica é trabalhar bem as mensagens com as campanhas específicas e expor os produtos, possíveis descontos e condições especiais que esteja oferecendo. Procure criar ofertas irresistíveis e coloque o famoso senso de urgência como: “essa oferta estará disponível somente até amanhã de manhã” ou “essa oportunidade é só para os 100 primeiros inscritos” e etc.

Crie um título que gere curiosidade para que assim as pessoas abram imediatamente o e-mail e realizem a ação que você deseja.

O e-mail marketing morreu?

E-mail Marketing Gratuito

Aposto que em algum momento ao pesquisar e-mail marketing como funciona acabou se deparando com alguma questão semelhante a esta pergunta, não é mesmo? Por mais que existam empreendedores que deixaram de trabalhar com o e-mail e passaram a investir em outras ferramentas digitais, tal questão não passa de boato.

Na verdade, o e-mail marketing continua forte e até digo mais: ele se consolidou em meio a tantas mudanças que o mercado digital sofre. O que alimenta tal afirmação é o que diz respeito ao SPAM.

SPAM é o acrônimo de Sending and Posting Advertisement in Mas” ou, em bom português “mensagem eletrônica descartável e/ou lixo eletrônico”. Por muito tempo, vários empreendedores não trabalhavam com estratégia e acreditavam que deviam somente enviar ao maior número de e-mails encontrados as suas mensagens para alcançar os seus objetivos.

Contudo, esses mesmos e-mails passaram a cair em uma caixa de mensagens próprias que a maioria das pessoas não acessa. Ou seja, a mensagem chegava, mas não era lida. O SPAM passou a ser visto como um sinal de intromissão ou como se poderia dizer “chatice virtual”.

Quando não se pratica SPAM, o e-mail marketing torna-se uma ferramenta extremamente poderosa que gera grandes resultados para o empreendedor. Em outras palavras quem sabe trabalhar corretamente com o e-mail marketing reconhece o quanto ele está mais vivo do que nunca!

E-mail Marketing Como Fazer

Vantagens de trabalhar com E-mail marketing

Depois de tudo que lhe apresentei ao longo deste artigo, me sinto no dever de comentar contigo algumas das vantagens que você encontra ao trabalhar corretamente com o e-mail marketing:

  • Possibilita uma comunicação mais frequente e dinâmica
  • É fácil, rápido e econômico
  • Potencializa a relação entre ambos os lados
  • Alcança mais e melhor as pessoas interessadas
  • Abordagem de forma otimizada
  • Possibilidade maior de criar empatia com o cliente
  • Permite uma frequente análise por meio do sistema de métricas.

Lista de e-mail marketing: comprar ou não comprar?

Ainda bem que chegamos a esta questão, a qual não poderia deixar de ser comentada aqui. Existem empresas que vendem grandes listas de e-mails por preços sugestivos, mas se quer saber minha sincera opinião? Descarte esta ideia a qualquer custo!

De uma forma bem simples e direta, a partir do momento em que você compra uma lista de e-mail acabará se sujeitando a realizar o maior erro do e-mail marketing: enviar mensagens para quem não te conhece e nem autorizou tal ação.

Lembra do SPAM que falei um pouco acima neste artigo? Pois bem, você também cometerá o que muitos consideram como um crime virtual: fazer SPAM, já que a possibilidade de que sua mensagem vá direto para a caixa de lixo eletrônico é incrivelmente alta.

Últimas considerações

Mesmo que o e-mail marketing tenha se consolidado no marketing digital é ainda bastante comum se deparar com perguntas semelhantes a essa: e-mail marketing como fazer? Ou seja, é um assunto que gera bastante dúvidas, principalmente por parte dos empreendedores mais jovens no mercado digital.

Ao longo deste artigo você pode perceber que não existe segredo ou fórmulas difíceis a serem aplicadas, mas sim a compreensão de como funciona o e-mail, assim como os seus tipos e o cuidado mais importante que se deve evitar: o SPAM.

Na internet há muitos gurus, mas se você assimilou bem todas as informações que lhe passei aqui é só começar a trabalhar. Para fechar recomendo que se cadastre no blog para conhecer as minhas dicas sobre as melhores ferramentas de e-mail marketing do momento.

Caso você ainda não tenha familiaridade, essas ferramentas são sistemas eletrônicos que permitem automatizar diversos procedimentos, ou seja, fará grande parte do serviço enquanto você se dedica a outras partes importantes do seu negócio.

E, por último, se ainda ouvir ou ler que o e-mail não funciona ou que já decretaram a sua falência não caia neste papo, pois é uma forma de te ludibriar, pois se fosse assim as grandes empresas deixariam de fazer, certo?

Uma dica que quero deixar para você que vai trabalhar com ferramentas de e-mail marketing é que eu trabalho atualmente com a plataforma de e-mail marketing E-goi que é gratuita até 5001 contatos e para você que leu o artigo até aqui vou dar um presente! Um MINI CURSO GRATUITO DO E-GOI com a Graciela Barbieri que é especialista no assunto, para ter o acesso imediato CLIQUE AQUI >> Curso Gratuito E-goi

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Até mais! Um grande abraço!

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    Ronaldo

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    Olá, meu nome é Ronaldo Vieira, tenho 49 anos. Sou Empreendedor Digital e criador do site, trabalho desde 2019 na internet e encontrei no MARKETING DIGITAL uma nova oportunidade de ajudar pessoas a aprenderem Como Ganhar Dinheiro na Internet Trabalhando em Casa e alcançarem a tão sonhada liberdade financeira. Seja bem vindo(a).

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