Como Fazer E-mail Marketing 10 Dicas Simples que Funcionam

 

como fazer e-mail marketingSe você é um afiliado ou atua em qualquer outro setor do marketing digital já deve ter ouvido, alguma vez que é importante ter uma lista de e-mail marketing. É claro que, de tempos em tempos (na internet, eles geralmente são breves), os métodos e ferramentas se modificam.

Desta forma, se você procura por informações novas e estratégias eficazes de como fazer e-mail marketing precisa acompanhar, de forma bastante atenta, este artigo, o qual preparei com carinho e tenho certeza que irá te ajudar a alcançar ótimos resultados.

E-mail marketing o que é

Por email marketing compreende-se como o meio ou técnica empregada por um indivíduo ou empresa para se aproximar, chamar a atenção e conquistar os seus clientes por meio de mensagens eletrônicas enviadas diretamente por e-mail.

Existem várias formas e ferramenta de e-mail marketing que podem ser empregados para se alcançar um objetivo. Hoje é uma das alternativas mais simples, rápidas e econômicas de se divulgar produtos e serviços para centenas de contatos através de um simples disparo.

Existem profissionais do Internet Marketing que declaram a “morte” do e-mail marketing. Entretanto, há uma outra boa parcela de profissionais que defendem e acreditam no poder do e-mail marketing ilimitado para o desenvolvimento e crescimento de seus negócios.

É claro que o meu posicionamento é favorável a esta segunda parcela, e creio que assim que conhecer as minhas dicas de como fazer e-mail marketing e testa-las irá compreender e defender o e-mail marketing.

Como fazer e-mail marketing eficiente

Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar o trabalho com e-mail marketing não se resume ao simples e despreocupado envio de mensagens para uma lista de contatos. Envolve estratégias e formas dinâmicas de comunicação que buscam criar um bom relacionamento com as pessoas (potenciais clientes ou mesmo parceiros).

Desta forma, é importante frisar que ao se buscar por meios de como fazer e-mail marketing mais eficientes, deve se preocupar com detalhes que envolvem desde o tipo de linguagem utilizada, até a frequência de envios das mensagens para a sua lista.

Se você agora está se perguntando como fazer e-mail marketing é só conferir as 10 dicas que separei neste post para que teste no seu projeto.

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1 Estimule a subscrição à sua lista

É claro que para se montar uma boa e consistente lista de e-mails é necessário chamar a atenção e consequentemente conquistar o seu público. Elabore frases criativas nos seus cartões de visita (caso utilize) ou em outras propagandas publicitárias de uso recorrente (cartazes, folders, imãs, etc.) para que as pessoas se inscrevam na sua lista.

Como exemplos pode-se empregar frases com o seguinte teor “quer saber mais como funciona isso? Inscreva-se agora e receba nosso conteúdo exclusivo” ou “Gosta de dicas e promoções exclusivas? Cadastre-se e gratuitamente”.

Outra boa estratégia no trabalho de como fazer e-mail marketing é oferecer alguma recompensa para que o visitante faça a inscrição como, por exemplo, “cadastre-se agora e receba um brinde ou x desconto…”.

2 Distribua os links de inscrição no seu blog

Se você possui um site ou blog deve investir em links e caixas de subscrição. Há quem coloque somente no final da pagina ou em algum lugar da sidebar, mas recomendo que insira a caixa ou mesmo o link até entre algum parágrafo dos posts e outras partes do blog.

Então se você se pergunta “e-mail marketing como fazer?” é só investir nesta estratégia simples e eficiente.

3 Invista nas iscas digitais

Se você quer aprender de uma vez por todas como fazer e-mail marketing de forma profissional, não deve se esquecer de criar uma (ou umas) iscas digitais. Pode ser um ebook, um webinário ou uma série de vídeos gratuitas. Lembre-se que as pessoas adoram ganhar recompensas!

4 Crie um popup de saída

As vezes o seu visitante gosta de um conteúdo e quando sai do seu blog acaba se esquecendo de cadastrar. Para evitar isso, insira um popup de cadastro para ser mostrado segundos antes do fechamento do blog.

Por ora, inserir frases como “Ei, por favor não vá antes de se cadastrar…” ou “Você já vai? Antes de nos dar tchau cadastre-se e receba nossa newsletter exclusiva” são excelentes e geram bons resultados.

5 Seja informal

Na busca incessante do melhor e-mail marketing com suas respectivas estratégias há um detalhe (ou dica poderosa) que quase não é mencionada pelos especialistas no assunto: trata-se do tipo de linguagem que se deve utilizar para abordar e/ou se comunicar com o seu público-alvo.

A linguagem mais adequada é a informal, aquela que você utiliza para conversar com um amigo próximo. Trata-se de um tipo de comunicação mais leve e que, se alguma vez fez alguma pesquisa sobre o que é e-mail marketing deve ter encontrado alguma menção sobre “gerar proximidade” ao seu público.

Este “gerar proximidade” nada mais é do que empregar a linguagem informal em suas mensagens, com o intuito de traduzirem as suas ideias em uma comunicação leve, de fácil compreensão e logicamente tratando o seu público com respeito.

6 Não faça rodeios (vá direto ao assunto)

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas no marketing digital e por isso é importante saber utiliza-lo corretamente para aproveitar todos os seus benefícios. Desta forma, um dos pontos basilares do e-mail marketing é escrever textos curtos e objetivos.

Esqueça aquela ideia de elaborar textos longos, pois os mesmos não vão lhe gerar os resultados desejados. Seja breve, claro e objetivo de modo que o leitor não ultrapasse cerca de 01 minuto, para ler toda a sua mensagem.

Lembre-se que tempo é dinheiro. O tempo para a sua audiência é precioso e sabendo utilizar a seu favor, logo se converterá no lucro desejado.

7 Não deixe a mensagem pesada

Embora seja fácil encontrar no e-mail marketing ferramentas que possibilitem criar belas mensagens para suas newsletter recomendo que evite tais modelos, pois os mesmos acabam pesando na hora de abrir e dependendo do tipo de conexão do seu leitor poderá não carregar direito.

E quando isso acontece as chances de desistência em ler a mensagem se tornam grandes. Por isso elabore textos e disponibilize links clicáveis que deixarão a mensagem leve. Logo você perceberá que as taxas de abertura das mensagens e cliques sobre os links aumentarão consideravelmente.

8 Deixe o seu CTA visível

No e-mail marketing as dicas são valiosas e uma delas – dentre várias que já apresentei neste artigo – diz respeito ao CTA. Esta sigla refere-se a expressão inglesa “Call to Action” que é melhor traduzida para o português como “Chamada para Ação”.

Essa chamada consiste em motivar o seu público, por meio de um botão ou link clicável, para que ele realize a ação que deseja. Você pode inserir esses links entre os parágrafos, no início e no fim do seu e-mail.

Recomendo que utilize as três formas no mesmo e-mail com fontes e cores diferentes daquela usada no corpo do texto para aumentar o destaque. A ideia é facilitar a vida do seu leitor para que ele clique logo e realize a ação que você deseja. Quanto mais facilitado estiver o alcance desses links, mais rápido será a resposta da ação que você criou.

9 Evite colocar texto em vermelho

Se você quer aprender como fazer e-mail marketing efetivo e profissional deve se atentar ao que irei te apresentar agora. Existem alguns empreendedores que enviam e-mails para a sua lista de e-mail marketing e deixam o texto com o fundo vermelho, já viu isso?

Pois bem, a proposta é destacar a mensagem ou parte desta para que o leitor faça a leitura atenta, mas essa “prática simples” acabou se tornando prejudicial para quem envia, já que muitos provedores consideram esse tipo de formatação como uma espécie de SPAM.

Desta forma, na hora de se pensar em uma boa ferramenta de e-mail marketing não se esqueça esse detalhe: não coloque o texto da mensagem em vermelho. Substitua por outros recursos como o negrito, itálico e cores como o azul ou verde escuro.

Há quem goste de utilizar o amarelo, mas este pode dificultar a boa visualização por ficar claro demais. Além disso, evite empregar as seguintes palavras, as quais são consideradas como SPAM: desconto, clique aqui, free, grátis e etc.

10 Revise o e-mail antes de enviar

Existe um ditado que diz “a pressa é a inimiga da perfeição” e como isso é verdade. Na busca pelo melhor e-mail marketing é comum se preocupar com vários detalhes e com isso acabar se esquecendo de outros importantes.

Assim que terminar de escrever o e-mail que irá enviar para a sua lista de e-mail marketing verifique se não existem erros gramaticais e se os links estão direcionando o clique para o destino desejado.

Quanto menos erros existirem, mais possibilidades de abertura e redirecionamento das mensagens serão percebidas. Dê bastante importância a essa dica!

Pois bem, agora que você já sabe como fazer e-mail marketing é hora de começar e testar as dicas apresentadas aqui. Qualquer coisa, conte comigo. Até!

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    Ronaldo

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    Olá, meu nome é Ronaldo Vieira, tenho 49 anos. Sou Empreendedor Digital e criador do site, trabalho desde 2019 na internet e encontrei no MARKETING DIGITAL uma nova oportunidade de ajudar pessoas a aprenderem Como Ganhar Dinheiro na Internet Trabalhando em Casa e alcançarem a tão sonhada liberdade financeira. Seja bem vindo(a).

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