7 Simples Passos Para Descobrir o Seu Nicho de Mercado


7 Simples Passos Para Descobrir o Seu Nicho de Mercado

“Por onde começar o negócio digital altamente lucrativo…” Essa pergunta lhe soa familiar? A maioria das pessoas que descobre o mundo do marketing digital faz rapidamente esse questionamento.

Afinal de contas o mercado é grande e a internet também. Existem milhares de nichos e micronichos de mercado que podem ser trabalhados. Uns possuem grande concorrência e são considerados como saturados e outros ainda se encontram no patamar de descoberta. Qual é o melhor? Para responder a sua pergunta, leia o artigo a seguir com muita atenção.

nichos-de-mercado

Aqui abaixo vou listar 7 simples passos para descobrir de vez o seu Nicho de Mercado. Confira!

1# Faça uma lista de preferências

Há pessoas que buscam pelo nicho que “dá mais dinheiro” e se esquecem de observar se tem conhecimento e experiência suficiente para adentrar naquele ramo. O recomendável é listar os tipos de negócios que deseja trabalhar ou já trabalhou para poder escolher aquele que mais tem a ver contigo.

Busque pelo nicho que você tem alguma familiaridade. Por exemplo, se você fez um curso de culinária e sempre quis trabalhar no ramo, mas não teve oportunidade, poderá retomar esse sonho escolhendo o nicho de alimentação.

2# Pesquise sobre o nicho e os termos relacionados

Conte com o Google. Após ter escolhido o seu nicho é hora de conferir como está o mercado e descobrir as novas tendências para aquele setor. Digamos que você optou pelo curso de culinária como seu nicho.

Pesquise no Google e até nas redes sociais quais são as maiores procuras na internet. São doces, salgados ou pratos simples e rápidos de serem feitos? Procure exaurir as suas fontes de pesquisa com o maior número de informações possíveis, para que possa ter uma visão aprofundada sobre aquele universo que irá trabalhar.

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3# Procure por problemas sem soluções

Quais são as dores das pessoas sobre o nicho de alimentação? Quais são as suas maiores dificuldades e expectativas? Se por exemplo, você verificou que há uma tendência em se cozinhar ou preparar um prato no estilo “faça você mesmo”, observe quais são os problemas que as pessoas ainda tem para preparar seus próprios alimentos.

Assim que tiver detectado o problema comece a pensar nas prováveis soluções para resolver a questão.

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4# Identifique o público-alvo

Este item é muito importante e você deverá prestar muita atenção. Não é porque todo mundo precisa se alimentar que conseguirá falar para todas as pessoas. É preciso ter em mente que você vai trabalhar um problema com o intuito de resolvê-lo, para facilitar a vida das pessoas.

Procure observar qual é o público que mais carece de auxílio. Qual é a faixa etária, sexo ou região que vai se interessar pela sua proposta. Pense que quanto mais direcionada for a sua proposta, maiores serão as chances de chegar às pessoas que vão se interessar e aderir a sua ideia.

Em outras palavras, o genérico aqui não funciona. Você precisa ter um alvo definido para direcionar todas as suas ações e assim conquistar a confiança/ audiência ou mesmo a concretização de uma venda de produto ou serviço.

como descobrir seu nicho de mercado

5# Analise a concorrência

Neste item você deve observar duas coisas: o método de trabalho empregado e as falhas existentes provocadas pela concorrência. Estudar a concorrência é fundamental, tanto no início, quanto ao longo do desenvolvimento do negócio, pois sem a concorrência fica mais difícil perceber as nuances que existem no mercado.

Acompanhe o trabalho de profissionais e empresas que atuam diretamente no nicho que você escolheu e observe como trabalham, atendem o público, assim como os tipos de promoções e benefícios que oferecem aos seus clientes, se há reclamações por parte destes e quais são elas.

Em outras palavras, através da concorrência é possível aprender muito mais do que se imagina, inclusive com os erros que venham ocasionalmente a cometerem.

6# Teste os produtos ou serviços

Você já decidiu sobre o nicho, sabe o que tem que fazer, quais são os acertos e erros que não deve cometer. Pois bem, agora você precisa conhecer os produtos ou serviços que vai oferecer as pessoas.

Teste quantas vezes sentir necessidade, mas teste. Assim você terá plenas condições seguras para apontar todas as características (leia-se qualidades e defeitos). Tenha em mente que seus clientes podem te perguntar muito antes de decidir pela compra ou não, do que você vai oferecer. Assim é importante saber tudo para responder adequadamente.

Descobrir Seu Nicho de Mercado

7# Elabore as estratégias de divulgação

Agora que você já sabe o que é e como funciona, deve partir para o próximo estágio: como fazer a divulgação do seu negócio. Se o seu público, por exemplo, acessa o Facebook deverá pensar em estratégias de anúncio publicitário para alcança-los.

Procure conhecer os gostos e preferências do seu público-alvo, para se aproximar cada vez mais e mostrar o seu negócio.

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