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Como Colocar Meu Site na Primeira Página do Google

Essa, sem dúvida, é a pergunta que todo empreendedor digital, principalmente o iniciante faz quando resolve criar ou finaliza o seu blog ou site. Como você mesmo deve saber é muito importante se posicionar bem na primeira página do Google para ser visualizado e, claro, clicado.

Com o crescimento do internet marketing, a cada dia surge novos blogs e sites sobre os mais variados nichos, ou seja, a concorrência tem crescido regularmente. Neste artigo, quero te explicar o que é preciso fazer para que você consiga como eu ranquear bem o seu projeto digital. Fica comigo pelos próximos parágrafos para saber como colocar site no Google. Leia também este artigo sobre como otimizar meu site para o Google.

Nos próximos parágrafos vou te revelar Como Colocar Seu Site na Primeira Página do Google. Confira!

Template WordPress amigável a SEO

Hoje, a melhor plataforma para se criar um blog ou site para qualquer nicho é o WordPress que oferece centenas de templates e plugins excelentes, e muitos deles são até gratuitos. Desta forma, você consegue criar qualquer projeto dentro do WordPress com toda a qualidade e segurança que precisa.

Como existem centenas e centenas de templates (gratuitos e Premium) você deve sempre verificar se aquele tema é amigável a SEO, ou seja, que foi criado por profissionais preocupados com a qualidade do produto.

Minha dica para você e que me ajudou muito a colocar meu site no Google foi escolher temas já conhecidos e recomendados por especialistas. Caso ainda não disponha de grana suficiente para começar com um template Premium – pois existem muitos que são cobrados em dólares – recomendo começar com os seguintes templates gratuitos: Elegant Themes ou ThemeForest.

Ambos templates são excelentes e aceitam bem vários plugins que auxiliam na hora de trabalhar o SEO como, por exemplo, o Yoast SEO que é a ferramenta básica para qualquer projeto profissional, que além de facilitar ainda permite com que compreenda como funciona o mecanismo de SEO.

Escolha certo para domínio matador

Se você já criou anteriormente algum projeto digital já deve ter percebido que se não aplicar as estratégias certas, o seu blog ou site não aparecerá rápido na primeira página do Google. E sabe por quê?

Existe uma espécie de geladeira conhecida como SandBox. E o que isso significa? Que durante um certo período é necessário que o seu domínio galgue alguns degraus para poder aparecer nas primeiras páginas do Google, já que o intuito é o de verificar quais são os tipos de site criados e privilegiar aqueles que realmente possuem alguma qualidade.

Embora ainda seja um assunto polêmico e que divide opiniões a existência ou não do sandbox, é certo e seguro afirmar que é preciso se atentar a alguns detalhes para colocar site no Google de modo que seja rapidamente encontrado.

Uma boa dica para te auxiliar é criar um domínio matador, ou seja, escolher bem o seu endereço virtual, preferencialmente com um nome que indica do que se trata o seu negócio, pois assim conseguirá criar uma identidade visual e gráfica ideal que atraia o público certo para o seu conteúdo exclusivo.

Conteúdo de qualidade com linguagem direta

E por falar em conteúdo, é imprescindível que você crie posts com qualidade, ou seja, bem estruturados, objetivos, claros e sem erros ortográficos ou gramaticais. Em outras palavras, é importante que se preocupe com estes detalhes juntamente com o tipo de conteúdo que irá apresentar aos seus visitantes para que os mesmos gostem e sigam o seu trabalho.

Entre vários atributos analisados pelos robôs utilizados nos buscadores um deles é a presença de conteúdo de qualidade que atenda as expectativas e solucione o problema do público, aliado a uma boa escrita (sem os erros citados anteriormente) e a clareza das informações apresentadas.

Sendo assim, para colocar o seu blog ou site na primeira página do Google atente-se a essas questões e busque sempre apresentar a solução para as dúvidas que o seu público possa ter a respeito do assunto trabalhado no seu projeto. Evite divagações do tipo “encher linguiça”, e adote uma linguagem objetiva e direta com os devidos detalhamentos, para que ao final de cada postagem o seu visitante possa ficar satisfeito e continue a acessar o seu projeto.

Links externos

É muito importante inserir no interior das suas postagens os chamados links externos, que nada mais são do que colocar no seu blog ou site links clicáveis para outros sites para que assim você consiga ganhar pontos, e para posicionar bem o seu projeto na primeira página do Google.

Sempre que crio uma postagem para o meu blog procuro utilizar essa estratégia que dá bom resultado. E para fazer isso não existe nenhum segredo, basta inserir um link de outro site em algum lugar do seu conteúdo para que o seu leitor possa clicar e acessar a informação. Esta tática é semelhante a fazer uma citação sobre algum livro ou autor específico para demonstrar ao seu público que você pesquisou e tem conhecimento teórico suficiente para falar com propriedade sobre algum assunto.

Recomendo que faça o que costumo aplicar nos meus projetos: para colocar meu site no Google “linko” externamente com sites relevantes. Por exemplo, se vou falar sobre Estatística é preferível coloca um link externo para o site do IBGE, que é o órgão de referência para os dados geográficos.

Links internos

Além dos links externos é muito importante que você inclua nos seus posts links internos, ou seja, links clicáveis para outros artigos publicados no seu blog e que podem servir de material de apoio para que o seu visitante aprofunde os conhecimentos indicados por você no seu texto.

Essa é uma estratégia de SEO bastante empregada por blogueiros experientes que buscam melhorar a experiência do usuário e mantê-lo por mais tempo navegando em seus blogs. A título de curiosidade, o tempo de permanência de uma pessoa online no seu projeto digital conta muito no ranqueamento dos buscadores.

No início da minha trajetória no marketing digital desconhecia a importância dessa estratégia e ficava me questionando sobre como colocar meu site no Google de forma prática e eficiente, e te garanto que depois que trabalhei este ponto percebi o quanto ele é significativo e decisivo para quem deseja alcançar o sucesso no mercado digital.

Para fazer corretamente é só inserir os links clicáveis de outras postagens dentro dos parágrafos ou entre eles, mas é importante que seja de acordo com o tema abordado naquele artigo para indicar ao seu leitor que existe mais conteúdo relevante que possa ser interessante para ele.

Design responsivo (pense sempre nos dispositivos moveis)

O design responsivo é essencial para obter o sucesso no seu projeto digital. A internet tem sido cada vez mais acessada pelos chamados dispositivos moveis, ou seja, tablets e smartphones. Sendo assim, é importante que todo trabalho que for desenvolvido seja pensado no acesso realizado através destes meios.

E o que isso significa? Que você deve utilizar um template para o seu blog ou site que se adapte perfeitamente para o acesso e visualização em dispositivos moveis, permitindo assim que o seu projeto apareça rapidamente na primeira página do Google.

Para que não corra o risco é só escolher um template responsivo no WordPress, e sempre que fizer alguma modificação como forma de atualização teste a visualização no seu computador e também no celular e tablet. Caso não tenha como acessar ou não consiga a ajuda de um amigo que possua um desses dispositivos que lhe falta é só realizar o teste no próprio painel do tema, o qual lhe oferece a opção de visualizar o resultado de suas alterações em cada um dos modos de acesso. Dessa forma, você se certifica sobre como aparecer no Google da forma desejada.

H1, H2 e H3 (Uma sequência de sucesso)

Se existe um dos requisitos mais importantes para o SEO de um blog que se torna decisivo para o seu posicionamento na Primeira Página do Google são o H1, H2 e H3, ou seja, os subtítulos do seu post.

É importante que, em ao menos um deles, você insira a palavra-chave do seu artigo para aumentar as possibilidades de ranqueamento do seu blog. Mas é importante que você trabalhe esta tática de forma mais próxima do natural, ou seja, sem apelações ou exageros.

Se você não sabe como colocar site no Google deve colocar a mesma palavra-chave do título ou sua variável preferencialmente no primeiro subtítulo. Por exemplo: se o título do meu artigo é “Como trabalhar na internet e ganhar dinheiro honestamente” posso criar um subtítulo (ou H1) com a frase “Como trabalhar na internet dentro de sua própria casa” ou “Aprenda a trabalhar na internet agora e construa um negócio”.

Essas pequenas variações ajudam o público a encontrar o seu artigo, ao passo que o texto fica mais leve, fluido e interessante, uma vez que você evita repetições que podem causar desânimo para quem busca por uma leitura agradável e enriquecedora.

URL curta e amigável sempre!

Sempre que for publicar um novo conteúdo em seu site ou blog preste atenção a um detalhe importantíssimo na configuração do post: URL. Quem pretende colocar site no Google em um bom posicionamento precisa estar ciente e compreender o significado de URL curta e amigável. Se você não sabe, fique tranquilo que irei explicar agora.

A URL é a informação apresentada logo após a barra do link de uma página acessada. E para que o seu blog apareça na primeira página do Google ela deve ser otimizada. Como? É bem simples: basta edita-la.

Depois da barra procure deixa-la resumida. Por exemplo: se o seu artigo possui o seguinte título “5 formas comprovadas de ganhar dinheiro na internet e ser feliz” é só modificar o link de acesso da seguinte forma www.seusite.com.br/5-formas-comprovadas-de-ganhar-dinheiro. Evite código e numerações para facilitar a cópia do link que poderá ser compartilhado em diversos meios, principalmente nas redes sociais. Vale lembrar que muitos links quebrados nascem da falta desse cuidado. Então, procure não se esquecer disso!

Inserção de imagens e vídeos

Agora, me diga uma coisa: quando você era criança gostava de ler livros com ou sem figura? É claro que preferia aqueles com figuras, não é mesmo? Saiba que isso também funciona nos blogs. Para que consiga um bom lugar na Primeira Página do Google insira imagens ilustrativas e vídeos didáticos que fortaleçam o conteúdo escrito e que estimule a vontade de ler por parte dos visitantes.

Com essa estratégia tive como colocar meu site no Google mais uma vez, a qual permitiu com que as visitas aumentassem. Lembre-se que um artigo grande contendo somente palavras acaba afastando o seu leitor, mesmo que o texto seja relevante. Sendo assim, insira sempre imagens e vídeos com legendas explicativas para que o seu blog fique mais completo e profissional.

Tempo de carregamento do site

É fato: os blogs e sites que aparecem na primeira página do Google carregam rapidamente em questões de milésimos de segundo. Quando o link demora a abrir e carregar acaba fazendo com que o visitante desista e procure por outro mais rápido.

Para não correr este risco, teste sempre os links do seu blog acessando de diferentes dispositivos, e se perceber que ainda assim ele demora a carregar uma página instale plugins como o WP Super Cache que tem como finalidade acelerar o carregamento das páginas para que os visitantes não esperem muito.

Além do plugin procure evitar arquivos, layouts e outros elementos pesados no seu blog para que não o deixe lento, ok?

Últimas considerações

Bem, agora que você chegou ao fim deste artigo deve estar pensando como os detalhes fazem a diferença e afinal não é para menos, pois existem vários mecanismos e métricas responsáveis pelo bom desempenho dos mecanismos de busca virtuais.

E se para você algum destes pontos já era familiar e mesmo assim não o praticava saiba que existem muitos empreendedores que não sabem como aparecer no Google porque simplesmente ignoram ou desconsideram exatamente algum desses pontos.

Para não cair nesse erro comum verifique o seu blog todo para certificar de que não falta nada. Faça regularmente este exercício para deixar o seu projeto cada vez melhor. Até a próxima!

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