Como Otimizar Meu Site Para o Google? Descubra Agora!


como otimizar meu site para o Google

Colocar um blog ou site na primeira página do Google é uma das maiores disputas entre blogueiros e demais profissionais do marketing digital. Eis que surge a grande questão: como otimizar meu site para o Google de modo que o mesmo o posicione nos primeiros resultados das pesquisas?

É preciso trabalhar com foco e determinação para compreender como o próprio buscador funciona no seu negócio digital e testar as estratégias. Isso é tão certo que só percebi quando comecei a analisar após estudar muito como otimizar meu site, pois antes não conseguia visualizar com a mesma clareza de hoje.

Embora ainda exista uma parcela significativa de empreendedores que desconsideram algumas partes, todas as dicas que irei apresentar a seguir são importantíssimas, e por isso mesmo devem ser analisadas com bastante atenção. Então venha comigo e veja a seguir quais são elas.

Leia Também ➜ Curso Gerador de Tráfego 2.0 do Vicente Sampaio

Como otimizar meu site e eliminar erros

O que parece ser trabalhoso é na verdade mais do que necessário, uma vez que os erros ocasionam prejuízos de várias espécies a um projeto. Mas quais são exatamente esses erros? Além das grafias incorretas (ortográficas), abarcam também links quebrados, páginas inexistentes, tags e imagens mal configuradas.

Enfim, tudo aquilo que prejudica tanto a aparência de um site quanto a sua estrutura. Para isso, procure verificar todos os posts e páginas do seu blog, teste os links, vídeos e áudios. Assim que terminar, peça o auxílio de algum amigo para que ele navegue e cheque em busca de possíveis erros que possam ainda persistir e não tenham sido detectados antes.

Palavras-chave

Insira palavras-chave nas imagens

Este é um detalhe facilmente esquecido por muitos quando o assunto é como otimizar meu site para o Google, uma vez que a preocupação gira em torno  da inserção de palavras-chave no texto, títulos e subtítulos. Entretanto, os “robôs” de buscadores como o do Google incluem, em suas varreduras, as imagens inseridas e consequentemente as suas legendas.

Sendo assim, coloque nem que seja somente como o nome da imagem inserida, a palavra-chave para que a mesma possa ser reconhecida pelos motores de busca e assim ganhar pontos preciosos para alçar melhores posições no resultado de pesquisa, principalmente os primeiros resultados.

Preocupe-se com a aparência nos dispositivos móveis

Se você não utiliza um template responsivo é hora de mudar, porém se já conta com um saiba que agilizou bem o seu trabalho de otimização de sites. Mas nem por isso deve desconsiderar como o seu blog pode ser visualizado nos dispositivos móveis, os quais são cada vez mais utilizados do que os tradicionais computadores e até os notebooks.

Sempre que realizar alguma atualização ou mesmo alterar certos aspectos do seu blog certifique-se como o mesmo é apresentado na versão mobile (que você pode tanto checar em seu smartphone quanto no visualizador de dispositivos do seu template). Assim poderá ter certeza de como ficou, e se precisar, é só fazer os ajustes necessários.

Otimização de Sites

Cadastre o seu blog no Google Search Console (envie o sitemap também)

Trata-se de uma das ferramentas mais importantes disponibilizadas gratuitamente pelo buscador para te auxiliar na tarefa de como otimizar meu site para o Google. É justamente através dele que se compreende como um site é visto pelo buscador e assim consegue fazer as mudanças necessárias para obter melhores resultados.

Para conhecer todas as funcionalidades e se cadastrar na ferramenta é só acessar o Google Search Console, incluir e validar o seu blog que pode ser feito pelo Google Analytics, pelo Google Tag Manager ou até mesmo via upload. Agora se você utiliza o WordPress é só validar o seu site por meio do plugin Yoast.

Quanto à geração de sitemaps (arquivo de listagem de páginas de um site) o mais indicado é utilizar como ferramenta o XML Sitemaps Generator. Caso utilize esse plugin pela primeira vez é importante que saiba que o mesmo não faz atualização automática como o Yoast, e por isso mesmo você deve observar sempre este detalhe.

Explore imagens didáticas

Esta era minha dúvida sempre que me perguntava como fazer otimização de sites. Explorar boas imagens como fotos, gráficos, tabelas e até infográficos tendem a ser mais atrativas para os motores de busca e lógico pelos leitores. Esses materiais didáticos podem ser criados em plataformas como o Visme.

Você Pode Gostar ➜ Como Colocar Meu Site na Primeira Página do Google

Como otimizar meu site para o Google e deixa-lo leve e rápido

Sabia que o tempo de carregamento de uma página pode influenciar diretamente nas suas estratégias de como otimizar meu site? Pois bem, quanto mais rápido for o carregamento maior serão as chances de conseguir um bom posicionamento orgânico na apresentação dos resultados das pesquisas.

Uma das formas mais simples de aumentar a velocidade, bem como otimizar meu site é instalar o plugin WP Super Cache, o qual é disponibilizado gratuitamente no WordPress. Com ele, você não sofrerá o risco de ter quedas no servidor, assim como evitará picos com a grande quantidade de visitas em seu blog.

Fique atento as URLs do seu site

Quanto mais simples e objetivas forem as URLs do seu site, mais pontos você poderá receber do Google. Saiba que elas são indexadas e por isso mesmo devem receber um nome relevante. Você poderia agora me perguntar: tem como otimizar meu site para o Google com a inserção da palavra-chave na URL ?

Sim. A colocação estratégica da palavra-chave como na URL é um ponto positivo. Todavia, te recomendo que procure evitar a inserção de números e caracteres especiais que acabam dificultando o processo, ao contrário, eles permitem com que erros possam surgir como, por exemplo, dificuldades de reconhecimento.

Treinamento Online Gratuito “Como Fazer Vendas Todos os Dias Através do Google Sem Pagar Por Anúncios” 

Clique aqui para baixar o Treinamento Gratuito

Últimas considerações

As dicas do post de hoje são essenciais para que os negócios digitais tenham sucesso. O trabalho que você precisa realizar, bem como otimizar meu site para o Google é constante, ou seja, quanto mais atento estiver organizando todos os detalhes maiores serão as chances de manter e/ou subir no resultado de pesquisa dos motores de busca.

Aproveite e compartilhe a sua opinião sobre essas dicas nos comentários abaixo.

Como Otimizar Meu Site Para o Google? Descubra Agora!
Classificar esta mensagem
Gostou, Compartilhe!

    Curso Gratuito Ensina Passo a Passo Como Trabalhar Com o E-goi e Usar Até 5001 Contatos Gratuitos!

     

     

    Ronaldo

    Olá, meu nome é Ronaldo Vieira, tenho 43 anos. Sou Empreendedor Digital, Auditor de Qualidade e minha maior vontade dentro do Marketing Digital é poder usar da minha experiência em negócios e poder aplicá-las dentro do Empreendedorismo Digital.

    Website: https://www.blogcerto.com.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *