O que é SEO? Guia Para Iniciantes Melhorarem o Posicionamento do Seu Site
O que é SEO? Aqui Trago Para Você Um Pequeno Guia Para Iniciantes. CONFIRA!
Se você é blogueiro, empreendedor digital ou mesmo afiliado de alguma plataforma que está no mercado digital há algum tempo ou pretende ingressar nesse mundo incrível já se deparou em algum momento com o termo SEO.
Essas letrinhas que não devem ser confundidas com CEO (esta significa Chief Executive Officer ou em português “Diretor Executivo”) são extremamente importantes para quem trabalha com seriedade na internet.
E de uns tempos para cá a frequência em que se fala ou escreve sobre o assunto tem sido cada vez maior e por isso te pergunto: Você sabe por quê? A resposta é bem simples, pois a cada dia cresce o número de pessoas que procuram na internet uma alternativa para o aumento de sua renda e com a crise econômica no país muitas tem apostado firmemente neste dinâmico e expansivo mercado.
Creio que você chegou neste artigo com vontade de saber mais sobre como o SEO funciona na prática e pensando nisso resolvi dedicar este post ao assunto para te auxiliar de uma forma simples e fácil. Quer ver? É só me acompanhar
Afinal o que significa SEO
SEO é uma sigla muito utilizada no internet marketing para se referir a Search Engine Optimization e que é traduzido por “Otimização para mecanismo de busca” ou simplesmente “otimização de sites”.
E o que isso quer dizer? De uma forma bem simples e clara é o seguinte: trata-se do posicionamento do seu site, blog ou mesmo artigo em motores de busca como é o caso do Google.
Vou te dar um exemplo. Imagine que a internet é uma corrida e que os sites e blogs são os competidores que buscam conquistar a sua vaga no pódio. Pois bem, quando você faz uma pesquisa na internet por um determinado termo em poucos segundos vê uma lista de resultados que preenchem páginas e mais páginas encontradas.
Os três primeiros resultados (que geralmente são aqueles que você clica para conferir o conteúdo) são os ocupantes do pódio ou vencedores da prova, cuja medalha é a sua visita ao site ou blog.
Em outras palavras, o SEO nada mais é do que um sistema ou técnica empregada por empreendedores e outros estudiosos para posicionar os seus projetos na primeira página do Google (de preferência nas primeiras posições).
Como o Google “enxerga” o seu site ou blog?
O Google que é o maior buscador da internet possui as suas próprias métricas. Ele considera vários fatores para subir o seu projeto no ranking de pesquisas, entre eles: o tempo de navegação e permanência que um visitante estabelece em seu site ou blog, a taxa de rejeição e até mesmo o número de comentários, curtidas e compartilhamentos de seus conteúdos.
Quanto mais interessante, qualificado e completo for o seu conteúdo maiores são as chances de ocupar as melhores colocações nos resultados de pesquisa. E como fazer isso? Confira no tópico seguinte.
Para o SEO o conteúdo é um verdadeiro rei!
Quando se pesquisa um determinado assunto na internet, o Google faz uma varredura à procura dos sites e blogs mais relevantes que respondam a sua dúvida, ou seja, aqueles que estiverem mais completos aparecerão nos primeiros lugares.
Sabendo disso é importante que você capriche no seu negócio digital e crie conteúdos que atendam realmente a necessidade do seu público. Veja a seguir como melhorar o seu negócio e ganhar os merecidos pontos do Google:
Escreva artigos com conteúdos relevantes e de qualidade que possam atender as expectativas do seu público;
Utilize imagens que representam o conteúdo de suas postagens e acrescente legendas compatíveis com a informação;
Utilize palavras-chave dentro do texto (mas sem exageros);
Coloque as palavras-chave nos títulos e subtítulos;
Crie “textões” com cerca de 800 palavras para cima;
Coloque links clicáveis que direcione a outros artigos do seu blog (link interno) e a conteúdo de site ou blogs de referência (links externos);
Confira sempre se a configuração de seu site ou blog não possui nenhum erro (se tiver corrija imediatamente);
Seja constante em suas publicações (é recomendável criar e seguir um calendário);
Dê atenção a Meta Description (é o resumo do seu conteúdo que aparece na busca do Google) e coloque a palavra-chave;
Deixe sempre a sua URL amigável (é recomendável que tenha até 5 palavras).
Últimas considerações :
Ao contrário do que muitos falam por aí, o SEO não é um bicho de sete cabeças, mas sim uma ferramenta de trabalho que exige estudo e testes constantes. Para isso, vou te dar mais uma dica sobre o assunto: trabalhe com plugins como o Yoast SEO que te auxilia a verificar se o seu conteúdo está adequado e assim subir no Google.
Ele é gratuito e te ajudará a otimizar o seu conteúdo como deseja. Então, se você gostou dessa dica curta e compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais.
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