Quem diria, mas a verdade é que hoje – ou depois que surgiram as Redes Sociais na internet – não há como imaginar o mundo sem a sua existência. Para quem é bem mais novo, principalmente as crianças e adolescentes, é praticamente inconcebível viver em uma sociedade off-line devido à importância das redes sociais.
Pois bem, se você já teve a oportunidade (?) de se deparar com um deles e ter que responder questões como essa “puxa, mas como vocês viviam antes?”, sabe o quanto difícil e desconfortável oferecer uma boa resposta que os convença.
Ou melhor, se ficou sem resposta em uma situação semelhante a essa pode ter certeza de uma coisa: você também se tornou “dependente” e percebe, portanto, qual a importância das redes sociais em nossas vidas.
Leia também este artigo com os melhores horários para postar no Facebook, você pode gostar.
Qual é a importância das Redes Sociais para o seu negócio?
As redes sociais vieram para ficar. Tanto que o público, de modo geral, quando passa a conhecer uma empresa logo se interessa em descobrir o “perfil virtual” dela na internet.
De um modo geral, a importância das redes sociais se deve ao fato de que elas oferecem facilidade e dinamismo sem gastar dinheiro, já que a criação e acompanhamento de páginas e/ou perfis é feito de forma gratuita.
Além disso, são por meio da divulgação em redes sociais que as empresas conseguem alcançar a credibilidade e confiança de seus clientes através das informações postadas, principalmente por parte dos demais usuários das páginas que fazem as suas avaliações sobre os produtos e serviços realizados pelas empresas.
É fato a importância das redes sociais em nosso cotidiano que acabamos nos guiando por comentários postados por usuários antes de adquirir determinados objetos. Pois bem, se você deseja comprar algo e desconhece a empresa ou mesmo o produto acaba “buscando” a opinião dos outros usuários para obter a segurança necessária para se decidir.
É por isso que muitas empresas se preocupam e lembram os seus clientes de fazerem a avaliação após a aquisição de produtos e serviços, pois quanto melhor for a sua pontuação (nota ou estrelas) melhor será o seu prestígio virtual frente à concorrência.
As Redes Sociais como aliadas dos empreendedores
Todos os empreendedores – digo todos porque independe do tipo e alcance do negócio no mercado – precisam ter o seu empreendimento nas Redes Sociais. Também conhecido como “presença digital”, a ação de possuir contas ativas nas principais redes é essencial para o bom desenvolvimento dos negócios.
Se você é empreendedor ou deseja começar o seu próprio negócio precisa estar ciente sobre a importância das redes sociais como verdadeiras aliadas para quem deseja se destacar no mercado, e sabe por quê?
A resposta é simples. Através das Redes Sociais você consegue conhecer melhor o seu público-alvo (as personas) que se interessam pelo seu tipo de negócio. A importância das Redes Sociais trouxe em sua comunicação estabelecida – por meio de postagens e comentários diversos – a possibilidade de perceber os desejos e características importantes que fazem com que o público te acompanhe.
Trabalhar as Redes além das postagens
Quando se diz que uma empresa precisa estar nas redes sociais para marcar a sua “presença virtual” há quem acredite que é só postar e postar. Todavia, manter a conta ativa é um dos requisitos básicos, mas não é tudo!
Em qualquer empreendimento, a sua fanpage precisa ser alimentada de forma correta com conteúdos relevantes, que realmente se aproximam da realidade do público, falam a sua língua e possibilita uma boa interatividade entre as pessoas.
A importância das redes sociais sobressai à interatividade, a qual é a comunicação fluida entre duas partes que, neste caso, são a empresa e o seu respectivo público-alvo. Uma das formas mais simples de se trabalhar a interatividade nos perfis sociais de sua marca é responder as perguntas e comentários realizados pelo público.
Dito de outra forma, a interatividade nas Redes Sociais é um meio de dar “atenção” ao seu público, o qual logo percebe e compreende que você o considera especial. A consequência natural é que essas pessoas se tornem fãs de sua marca e passem a te seguir.
As redes sociais como verdadeiro e poderoso canal de atendimento
A importância das Redes sociais se fez notória a ponto delas passarem por alterações e melhorias constantes que agregam pontos positivos a todos os seus usuários (inclusive os donos de perfis). A criação de botões de mensagens e de criação de formulários é essencial para a construção de autoridade de uma empresa.
Seja com o auxilio de robôs ou mesmo de atendimento virtual dentro de uma faixa horária, você estabelece a comunicação com o seu público de modo que se aproxima dele e consegue sentir as suas expectativas e desejos.
Se você tem a sua fanpage verifique se a mesma possui configurada algum botão de envio de mensagem. Caso não possua, ative a mesma nas “Configurações” da fanpage para disponibilizar esse recurso simples e gratuito para a sua audiência.
Atenção: A reputação da sua marca está em jogo!
Reforçando tudo que já foi dito anteriormente sobre a importância das redes sociais, estas são ferramentas simples, poderosas e eficazes que lhe servem de apoio para a criação de autoridade no seu ramo. Mesmo que você já possua um site da sua marca é importante que dedique atenção aos perfis sociais de seu projeto.
Agora se você deseja alcançar um excelente nível de avaliação e reconhecimento de sua marca, de modo que a mesma seja vista com boa reputação por parte do público invista em algo simples, porém bastante poderoso: fale sempre a verdade com a sua audiência!
Falar a verdade é simplesmente agir de forma honesta com as pessoas, as quais buscam isso constantemente em suas vidas e que naturalmente reforçam a importância das redes sociais. E, por incrível que pareça ainda existe uma boa parcela que olha com desconfiança para os negócios virtuais.
Pois bem, agora que você já sabe sobre a importância das redes sociais aproveite e leia os artigos abaixo. Boa leitura!