As redes sociais vieram para ficar na vida das pessoas, a ponto de serem consideradas como essenciais para grande parte da população que não consegue se desgrudarem da tela de seus notebooks, tablets e smartphones e que interagem a todo o momento de forma quase automática e a qualquer hora.
Além disso, com a disseminação cada vez maior dos aparelhos móveis, os brasileiros aproveitam para compartilhar sentimentos e acontecimentos com os seus conhecidos.
Para se ter ideia, vários estudos apontam que o número de usuários tem sido cada vez mais frequente como é o caso da Digital in 2016, da We Are Social que foi realizado durante o último trimestre de 2015. De acordo com o estudo, cerca de 45% da população brasileira participa ativamente de alguma rede social.
Com uma notícia tão boa como essa logo surge à curiosidade em saber quais são as redes mais utilizadas no Brasil para que se possa investir para alavancar o seu negócio na internet.
Confira Comigo o Ranking das 7 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil:
1 – LinkedIn
Considerado o maior site de rede social mundial com foco em networking de negócios e um dos que mais crescem (um novo membro entra no Linkedln a cada segundo). Isso torna, sem dúvida, uma das principais plataformas para recrutamento e seleção, além de uma excelente ponte para se estabelecer parcerias com outros profissionais.
Estima-se que no Brasil, existam mais de 25 milhões de perfis ativos. O LinkedIn é uma rede em crescimento no país que se destaca por divulgar conteúdo relevante de empresas de vários segmentos.
2 – Twitter
É o microblog mais sólido do mercado de redes sociais que surgiu inspirada no modelo de envio de mensagens no formato de SMS e que alcançou o seu sucesso no Brasil no período entre 2011 e 2013. Neste ano para cá sofreu uma forte queda de aproximadamente 63% e por isso sempre fica nos últimos lugares dos rankings de redes sociais mais usadas no Brasil.
Mas quando bem utilizado, o Twitter gera bons resultados e isso explica porque profissionais das mais diversas áreas não abrem mão desta rede social quando o assunto é negócios. No Brasil, existe cerca de 33 milhões de contas, e no mundo algo em torno de 310 milhões.
3 – Snapchat
O principal concorrente do Twitter e uma das redes de maior crescimento no período 2015/2016 e que é considerada a terceira rede mais popular no mundo. Muitos de seus usuários vêm do próprio Twitter e também do Instagram.
Mesmo contando com apenas 9% dos brasileiros ativos na rede, ela tem chamado atenção de jovens e adultos (antes era uma febre entre os adolescentes) devido a sua praticidade em enviar mensagens de textos, vídeos e fotos de forma instantânea e efêmera (se autodestrói como forma de se deletar). Várias empresas estão começando a investir no Snapchat devido ao seu forte potencial.
Não deixe de ler esse artigo sobre a importância das redes sociais para o seu negócio.
4 – Instagram
A rede de compartilhamento de fotos ganhou recentemente a possibilidade de envio e transmissão (live) de vídeos semelhante ao Snapchat. O Instagram ganhou adeptos devido a sua interface simples que o faz uma das redes sociais mais fáceis de mexer.
O Instagram possui mais de 500 milhões de usuários no mundo e mais de 35 milhões só no Brasil (o país é o segundo e perde somente para os Estados Unidos). Devido a sua popularização por meio de artistas e celebridades e o crescente número de novas contas, o Instagram é uma rede social promissora em termos de anúncios e engajamento.
5 – Youtube
É a rede social mais utilizada nos Estados Unidos e a segunda no Brasil. Como um canal de entretenimento, tornou-se o segundo buscador nas pesquisas realizadas na internet (ficando atrás somente do Google).
Com mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo, sendo que no Brasil são mais de 85 milhões de usuários, a sua força despertou a atenção de empresas e blogueiros, além de ser uma boa vitrine para os chamados youtubers – estes têm ganhado notoriedade ao ponto de se tornarem os queridinhos (ou celebridades do momento), e aparecem frequentemente na televisão para serem entrevistados.
6 – WhatsApp
O aplicativo de mensagem instantânea é o mais utilizado nos smartphones brasileiros. Ele é utilizado tanto como lazer como também uma forma rápida de comunicação entre amigos, familiares e meio de contato entre empresas e clientes.
Só no Brasil são mais de 100 milhões de usuários que preferem utilizar o WhatsApp como principal forma de comunicação ao invés de telefonar para o seu contato. Devido a sua popularidade é hoje um dos canais de investimento mais utilizados por empresas e novos empreendedores.
7 – Facebook
Não é novidade que a maior rede social do planeta lidera este ranking. O Brasil é o terceiro país mais ativo com cerca de 103 milhões de contas ativas, e no mundo a rede de Mark Zuckerberg registra mais de 1 bilhão e meio de usuários.
Por aqui, o Facebook é utilizado como forma de lazer, contato entre amigos e familiares e ferramenta de interação e engajamento. Através do Facebook Ads você pode realizar campanhas publicitárias de maior alcance, e não é a toa que grande parte dos blogueiros está lá divulgando seus trabalhos, seus blogs, cursos, produtos e etc.
Bom, chegamos ao fim do top list das redes sociais mais usadas no Brasil. Agora me diga: você como empreendedor e/ou afiliado divulga o seu negócio em qual ou quais destas redes? Deixe sua mensagem nos comentários abaixo.