Todo blogueiro precisa atualizar constantemente o seu negócio digital com novos artigos para manter a sua audiência, mas como se sabe nem sempre você acorda inspirado o suficiente para escrever aquele texto excelente que atrairá rapidamente curtidas, comentários e compartilhamentos.
E quando se fala em artigos para conversão é comum acontecer o chamado “deu branco”, ou seja, você mal consegue escrever uma linha, pois as ideias parecem que fugiram de sua mente.
Poucos empreendedores digitais realmente falam isso que eu irei te passar, mas escrever bons artigos, ou melhor, escrever artigos que vendem exige mais do que treinar com frequência a sua redação. Foi pensando no assunto que resolvi escrever este artigo para te mostrar quais são os “macetes” que fazem com que seus artigos gerem leads. Está curioso para saber quais são eles? Então vem comigo.
Dicas Para que Você Comece Agora a Escrever Artigos que Vendem Muito!
1 – Escreva sobre o que gosta
Parece um tanto óbvio, porém não há como desconsiderar este ponto. Quando você faz (ou escreve) sobre algo que gosta realizará a tarefa com prazer, interesse e dedicação, afinal de contas trata-se de algo que lhe faz bem.
Por outro lado, quando se trata de um assunto que você não gosta, a escrita não desenvolve com a mesma fluidez e pior: você corre o risco de apresentar dados e informações irrelevantes ou mesmo desatualizadas, pois se não gosta do assunto automaticamente não se interessa em atualizar os seus conhecimentos sobre ele.
2 – Faça uma boa pesquisa
A informação é essencial no seu blog e para isso você deve apresentar a sua audiência dados referentes a levantamentos, pesquisas, estudos científicos entre outros. Baseie-se em estudos realizados por instituições confiáveis, jornais, revistas e livros respeitados como também de autores que são estudiosos (ou autoridades) no tema abordado.
3 – Escolha títulos matadores
Dizem que jamais se deve julgar um livro pela capa, mas uma boa capa e título da obra influenciarão a sua decisão de ler ou não. Da mesma forma é uma reportagem, notícia e artigo de blog. Quantas vezes você resolveu ler só porque ficou curioso devido ao título que lhe era chamativo?
Algumas formas de instigar o seu leitor são aqueles títulos que contém palavras ou termos como os seguintes “Curso X: Por que você não deve compra-lo”, “Saiba o segredo do sucesso de quem ganha dinheiro com a internet”, “X erros que você comete nas redes sociais e nem percebe”, entre outros.
4 – Valorize a informação do seu artigo
Esta dica é uma espécie de continuação da anterior. Se você criou um título matador, ou seja, que desperte o interesse do leitor em lê-lo totalmente deve garantir ao longo do texto que você entregará aquilo que prometeu. Como assim? Te explico.
Se, por exemplo, você escreveu no título e nos primeiros parágrafos que iria revelar um determinado sucesso, consequentemente precisará mostrar em algum momento até o fim do seu artigo, pois o seu leitor só está ali para saber exatamente o que você tem para revelar. E quando você cumpre com o prometido, ele fica satisfeito e passa a ler outros artigos no seu blog, pois sabe que você é comprometido com o seu projeto.
5 – Fale sobre o problema de forma pessoal
Ou como se diz “comunicação um-para-um”, ou seja, de forma direta como se estivesse conversando com aquela pessoa. Para isso, você só precisa “quebrar” algumas formalidades e ser direto. Escreva no singular “eu”, “você”, “continue comigo”, “neste artigo vou te mostrar…” e etc.
6 – Entregue a solução dos problemas para o seu público
Se há uma coisa que motiva o acesso a um determinado blog é quando o visitante encontra a resposta para sua dúvida ou a solução para o problema que o incomodava. Já aconteceu isso comigo e creio que com você também de procurar sobre um determinado assunto e encontrar o link de algum blog até antes desconhecido, e ao visita-lo se deparar com vários artigos interessantes.
Quando você percebe, já leu vários artigos, baixou o ebook e até se cadastrou na newsletter do blog por que o mesmo atendeu as suas expectativas. Da mesma forma você deve fazer também no seu: apresentar o problema e entregar a solução como um meio de ajudar o seu público naquela necessidade.
7 – Dê dicas
É uma verdadeira palavrinha mágica que faz a diferença nas visitas do seu blog e também no número de conversões. Seja ela ou suas variantes como, por exemplo, “macetes” despertam o interesse na sua audiência, pois se pensa que você entregará algo importante de graça e isso gera confiança. Procure sempre oferecer nem que seja uma única dica no seu artigo, mas faça, pois as chances de sucesso do mesmo serão maiores do que se você não fizer.
8 – Trabalhe os direcionamentos
À medida que o seu blog passa a ter maior número de artigos facilmente você comentará sobre algo que já tenha postado anteriormente. Nestes casos, é importante que você crie links de direcionamento direto ao conteúdo relacionado para manter por mais tempo o seu leitor navegando no seu blog.
E quem chega pela primeira vez ao seu blog terá uma “ideia” do que poderá encontrar além daquele artigo.
E sempre no final faça como eu aqui no blog, peça ao seu leitor que curta, compartilhe e comente o seu artigo como você fará agora. Ah, e aproveita para conferir outros artigos disponíveis abaixo.