Como Conseguir Tráfego Orgânico de Qualidade


Como Conseguir Tráfego Orgânico de Qualidade

Quando você cria um blog, o que logo deseja é que o mesmo seja uma fonte de visitas diárias crescentes. Mas, como se sabe, um blog para receber visitas precisa ser realmente atrativo para despertar a atenção e interesse dos usuários.

Hoje, no mundo digital, é muito comum ouvir empreendedores discutirem incansavelmente sobre a famosa geração de tráfego, a qual é dividida em orgânica e paga. A primeira se refere às visitas realizadas por meio de pesquisa que geralmente são feitas por buscadores como, por exemplo, o Google; enquanto a segunda nasce de um investimento financeiro em anúncios publicitários pagos (por isso veio esse nome).

É claro que a maioria dos blogueiros prefere obter maior tráfego orgânico a tráfego pago, pois o mesmo é mais natural e a possibilidade de retorno daquela mesma visita também é maior.

Entretanto, para gerar tráfego orgânico é necessário que você arregace as suas mangas e trabalhe com dedicação, já que o resultado é o fruto do seu empenho. Gerar este tipo de tráfego não é difícil, mas exige disciplina, esforço e atenção. Continue comigo que irei te mostrar a seguir o passo a passo para aumentar o tráfego orgânico do seu blog com qualidade.

Agora quero te mostrar Como Conseguir Tráfego Orgânico de Qualidade, muita atenção!

1 – Otimize o conteúdo para os seus visitantes

É comum observar no marketing digital, principalmente entre os afiliados, a preocupação com a otimização do conteúdo de seus blogs. Até aí tudo bem, mas muitos acabam se concentrando somente no rankeamento do Google. Não que isso não seja importante, mas para quem deseja crescer e se solidificar no mercado é preciso direcionar os seus esforços de otimização para o seu público-alvo. Como? Vou te explicar.

Crie artigos que sejam relevantes para a pesquisa de um usuário. Uma boa dica é se colocar no lugar dele, ou seja, olhar com os olhos do visitante e se perguntar: “O que quero?” e “O que desejo encontrar”. Dito de outra forma é criar conteúdos de qualidade, para que ele ao chegar ao final da leitura se sinta satisfeito por ter clicado no seu blog.

Tráfego Orgânico de Qualidade

2 – Preocupe-se com o layout do seu blog

Não tem jeito, o layout de um blog conta muito para o tráfego orgânico. O seu negócio deve ter um belo visual organizado que permita ao usuário encontrar qualquer artigo com um simples clique.

Para isso, organize os assuntos em categorias, confira as tags e marcações (para verificar se estão de acordo), trabalhe os links internos para facilitar a busca do usuário e consequentemente aumentar o tempo de visita ao seu blog.

3 – Mantenha o foco no seu conteúdo

Qualquer área do conhecimento, inclusive o marketing digital, é extenso e por isso mesmo ninguém consegue abraçar totalmente como gostaria. Hoje, mais do que em décadas passadas, o foco é se especializar em um determinado nicho e/ou micro nicho, e não é a toa que “entrou na moda” os chamados mini sites que tratam somente de um determinado assunto.

Sendo assim, é importante que você estabeleça o assunto do seu blog e nele se concentre. Por exemplo, se o seu negócio digital é direcionado ao aprendizado de idiomas é neste assunto que você deve se focar para que toda vez que um usuário pesquisar sobre o tema logo encontre o seu blog e perceba que o mesmo possui a qualidade desejada, e consequentemente sempre retorne, curta e compartilhe seus conteúdos nas redes sociais propiciando assim maior engajamento.

4 – Pesquise os blogs concorrentes

Aquela “espiadinha” é sempre válida, pois é uma forma de analisar o comportamento dos seus concorrentes, observar os erros e acertos, comparar os modelos de blog e obter novas ideias. Caso não saiba quem são os seus concorrentes é só seguir essa dica: conte com a ajuda do “SimilarSites”, o qual possui extensão para navegadores e ferramentas como: SimilarWeb (que revela as estratégias de sua concorrência) e o SimilarTech (auxilia a encontrar sites relevantes para geração de leads de saída).

Com esta pesquisa você conta com uma espécie de bússola, uma vez que conseguirá perceber o que dá certo e o que pode ser feito dentro do seu nicho.

Conseguir Tráfego Orgânico de Qualidade

5 – Coloque o seu blog nas redes sociais

Crie páginas e contas com o nome do seu blog no Facebook, Twitter, Instagram, assim como em outras redes em que o seu negócio tem a ver ou que pode encontrar maior número de pessoas.

Como você deve saber, muitas pessoas passaram a fazer suas pesquisas nas redes sociais, e é também através delas que sempre compartilham links e discutem sobre assuntos de seu interesse. Para ter ideia, até algum tempo atrás o caminho do tráfego era do blog para as redes sociais, mas agora está sendo o contrário. Invista nisso para que mais pessoas conheçam, interajam e compartilhem os seus conteúdos em suas respectivas contas.

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6 – Mantenha seu blog atualizado e livre de erros

Toda vez que você faz uma nova postagem logo aparece à data da publicação e seu público geralmente observa este “pequeno grande detalhe”. Por que disse isso e entre aspas? Simples. As pessoas acessam a internet o tempo todo sempre a procura de informações atuais e é exatamente por isso que você deve se preocupar constantemente.

Procure postar novos conteúdos e aqueles antigos, sempre que possível, visite-os e faça uma atualização semelhante a que muitos portais de notícias realizam. Por que estou te dizendo isso?

Assim como você e eu, o usuário ao acessar o seu blog e se interessar por algum conteúdo logo observa a data da postagem e ao verificar que o conteúdo ou o próprio blog se encontra desatualizado sente-se desconfiado e facilmente resolve “sair”, pois acredita que aquele blog foi abandonado e dificilmente acaba retornando. Fique atento a este importante detalhe assim como o chamado erro 404.

O erro 404 é o código para “página não encontrada”, ou seja, você clica sobre um link e no redirecionamento encontra essa informação. Caso aconteça isso edite o link para as páginas existentes no seu blog.

Como se pode observar, o passo a passo que te mostrei é uma forma de atenção que se dedica ao seu blog e que é percebida pelo seu público. Preocupe-se com cada ponto apresentado para melhorar a experiência e o tráfego orgânico.

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    Ronaldo

    Olá, meu nome é Ronaldo Vieira, tenho 43 anos. Sou Empreendedor Digital, Auditor de Qualidade e minha maior vontade dentro do Marketing Digital é poder usar da minha experiência em negócios e poder aplicá-las dentro do Empreendedorismo Digital.

    Website: https://www.blogcerto.com.br

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