5 Técnicas Simples Para Escolher Seu Template WordPress

Como Escolher Seu Template WordPressQual o Template WordPress eu escolho para o meu blog? Você já se fez essa pergunta? Então continue comigo, que neste artigo vou te revelar dicas preciosas:

Se você já se cadastrou e navegou pelo diretório do WordPress já deve ter observado que existem centenas de modelos de sites (pagos e gratuitos) prontos para serem baixados. Eles são organizados por categorias e funcionalidades, que ao invés de facilitar acaba te deixando em dúvida na hora de escolher o template WordPress para o seu blog.

Os Temas ou Templates (em inglês) como alguns chamam, são modelos pré-concebidos de formatação visual e conteúdo para WordPress, que é uma das maiores plataformas para a criação de sites e blogs. O grande número de modelos disponíveis serve tanto para dar um aspecto visual mais elaborado e bonito, quanto organizar melhor a forma como o seu conteúdo é exibido e distribuído na página.

E se você precisa escolher o template WordPress para o seu projeto digital deverá observar os seguintes detalhes que elenquei neste artigo. Confira!

Veja 5 dicas para que você possa escolher seu Template WordPress sem muitas dificuldades.

escolher seu template WordPress

1- Tema de acordo com o seu projeto

Lembre-se também de utilizar um tema condizente com o conteúdo que você deseja publicar, pois como você deve saber, a primeira impressão é a que fica e, quando você escolhe de forma inadequada o tema para seu blog você poderá passar uma impressão errada dele para o seu visitante.

Para começar, faça uma rápida pesquisa de templates no WordPress por meio das categorias para diminuir o número de temas que não tem nada a ver com o seu projeto e facilitar na busca pelo modelo ideal.

Quanto à aparência ou design do template ele é fundamental, mas ao contrário do que muitos pensam ter um bom design não significa deixar o seu blog carregado de cores, imagens e textos que preenchem desordenadamente todo o espaço, mas sim limpo, com cores harmônicas e fonte de fácil leitura para que conduza de forma agradável o leitor ao conteúdo.

2- Avalie se o tema atende as suas necessidades

Mais do que ser bonito ou apresentar recursos e funcionalidades extraordinárias, o tema do seu blog deve atender em primeiro lugar as suas necessidades. Existem templates que realmente são incríveis, mas que pecam em problemas como dificuldade de integração com outras plataformas, plugins incompatíveis ou não testados com o tema ou mesmo a dificuldade de tradução e edição para o seu projeto.

Observe também se em “Widgets” do tema escolhido existem opções que serão interessantes para o seu projeto. Se ainda assim sentir necessidade de alguma função específica poderá ativar o recurso desejado por meio da ativação de um plugin.

Se, por exemplo, você deseja criar uma loja online precisará contar com o WooCommerce que é o sistema de ecommerce do WordPress. O plugin de mesmo nome pode ser encontrado na opção “Plugins” onde você deverá clicar sobre “Adicionar Novo” e pesquisar pelo nome para baixa-lo.

3- Verifique se o template possui SEO amigável

Se você acompanha o Blog Certo sabe o quanto é importante (e enfatizo) sobre a otimização de sites e blogs ou simplesmente SEO, o qual deve ser amigável para facilitar a sua busca pelos motores da internet como, por exemplo, o Google.

Para saber se aquele tema escolhido possui o SEO amigável, basta ler as características do template e verificar se existe o termo “SEO friendly”. Caso não possua, é melhor escolher outro tema.

Você pode gostar também desse artigo com dicas para aprender como criar um blog de sucesso.

Técnicas simples para escolher seu template WordPress

4- Escolha um tema responsivo

O WordPress oferece um grande número de temas responsivos em todas as suas categorias de templates e você deve observar atentamente este detalhe que faz toda a diferença no desenvolvimento do seu projeto.

Como se sabe, o número de acessos à internet tem sido cada vez maior nos dispositivos móveis como é o caso dos smartphones e tablets. E por isso você deve se preocupar em escolher um template WordPress responsivo para o seu blog, ou seja, adaptável à mudança de tela para que o leitor se sinta confortável para visitar e ler os seus posts.

E após ter feito a sua escolha, qualquer alteração por menor que seja é recomendável que se cheque como ficará nos dispositivos moveis. Para isso é só clicar sobre os seus ícones presentes no próprio editor do tema e conferir também no seu aparelho para ter certeza que tudo realmente ficou da forma como esperava.

5- Certifique-se sobre a atualização do template

O WordPress como várias de suas funcionalidades, recursos e plugins passam por constantes atualizações e o template que você escolheu também deve. Por isso verifique na hora de fazer a instalação do tema escolhido qual foi à última atualização realizada pelo desenvolvedor e/ou informação que ele recebe atualizações constantes. Além disso, procure verificar se o template é seguro, ou seja, que não possui ou não sofreu problemas relacionados a segurança.

E, por fim, aproveito para te deixar uma dica. Ao escolher o seu template procure utilizar a maior quantidade de recursos já disponíveis nele, ao invés de personalizar alterações em nível de código-fonte, pois isso pode gerar problemas com atualizações do próprio tema que eventualmente possam surgir.

Viu como é importante escolher cuidadosamente o template do seu blog? Se você escolher um tema pobre, pesado, desorganizado, nada amigável aos motores de busca e sem personalidade perderá uma quantidade significativa de visitantes que conquistaria com outro de navegação fácil, limpo, legível e leve para carregar. Vai querer pagar para ver?

Quer minha sugestão de template para WordPress? Clique no botão abaixo para conhecer o Tema WP Avenger, um tema de alta conversão e com o melhor custo-benefício entre os diversos templates profissionais.

 

Como Escolher Seu Tema WordPress

 

Gostou, Compartilhe!

    CURSO GRATUITO: Profissão Afiliado!

     

     

    Ronaldo

    Avatar

    Olá, meu nome é Ronaldo Vieira, tenho 49 anos. Sou Empreendedor Digital e criador do site, trabalho desde 2019 na internet e encontrei no MARKETING DIGITAL uma nova oportunidade de ajudar pessoas a aprenderem Como Ganhar Dinheiro na Internet Trabalhando em Casa e alcançarem a tão sonhada liberdade financeira. Seja bem vindo(a).

    Website: https://blogcerto.com.br/

    2 Comentários

    1. Muito boas dicas Ronaldo, com certeza tem ajudado muito gente. Eu particularmente gosto muito do Tema OceanWp e Generate Press, mas também sempre que vou iniciar um projeto novo procuro realizar testes também. E uma coisa muito importante que você mencionou foi escolher um tema responsivo e que seja bom para o Seo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *