O que é Marketing de Relacionamento e Como Usar Para Vender Todos os Dias


O que é Marketing de Relacionamento Com o Cliente

O Marketing, por si só, é uma das áreas do conhecimento mais interessantes e dinâmicas, pois busca acompanhar as mudanças do seu tempo, além de antecipar o futuro por meio de tendências, bem como de modelos inovadores cada vez mais acessíveis aos diversos empreendedores.

Com certeza você já ouviu falar em Marketing de Conteúdo, Gestão de Marketing, Marketing Viral, entre tantos outros títulos dados a palavra Marketing, não é mesmo? Pois bem, e o Marketing de Relacionamento, já o conhece ou ao menos ouviu (leu) alguma vez em suas pesquisas?

Se você não está familiarizado com esta importante vertente do Marketing, mas de certa forma, encontra-se disposto a conhecer – o que ocasionou na sua chegada a este artigo – não pode perder mais tempo, uma vez que este novo modelo de trabalho tem sido muito estudado e testado por grandes empresas em todo o mundo.

Então se você não quer mais perder boas oportunidades e nem jogar dinheiro fora com estratégias de marketing de relacionamento ultrapassadas continue comigo que neste post irei esclarecer todas as suas dúvidas e te apresentar as dicas mais eficazes para trabalhar o Marketing de Relacionamento imediatamente no seu negócio, seja lá qual foi o seu nicho.

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Marketing Relacionamento

O que significa Marketing de Relacionamento?

Muitos mencionam o Marketing de Relacionamento no Brasil, mas são poucos aqueles que realmente o conceituam. De acordo com Philip Kotler, um nome bastante respeitado na área e que escreveu uma importante obra intitulada “Administração de Marketing”, o Marketing de Relacionamento nada mais é do que o campo que “estabelece as ligações sólidas”.

Elas podem ser sociais, técnicas e econômicas, que de certo modo reduz tanto o dinheiro quanto o tempo investido em transações. E o autor faz um importante alerta: de que a concorrência está deixando de ser entre as empresas competidoras no mercado, mas sim entre as redes de marketing.

 Sendo assim, cabe aos empreendedores “construir uma efetiva rede de relacionamento” com os respectivos públicos interessados. Em outras palavras, o Marketing de Relacionamento é o maior desafio para os empreendedores no momento e quem compreende e trabalha focado tem maiores chances de se destacar no mercado.

O que se tem em vista é que o marketing de relacionamento se baseia em 4 pilares, os quais basicamente são os seguintes: buscar a satisfação do cliente, impulsionar o crescimento da marca, fidelizar clientes e criar autoridade no mercado. Em outras palavras, é uma nova perspectiva interessante de trabalho.

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Estratégias de Marketing de Relacionamento

Por que trabalhar o Marketing de Relacionamento?

O Marketing, de modo geral, sempre se reinventa, pois como disse no início deste artigo ele possui como uma de suas maiores (e fortes) características o dinamismo. E quem sempre caminha lado a lado com ele (não necessariamente nesta ordem) é exatamente o mercado, o qual não espera por ninguém.

Por conseguinte, aquela estratégia direcionada na venda a qualquer custo, a ponto de insistir tanto que logo o indivíduo é considerado chato não funciona mais, já que no Marketing de Relacionamento a aproximação e estreitamento de ligações com o público é extremamente fundamental.

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Fidelização de Cliente

Como aplicar o Marketing de Relacionamento em seu negócio?

Esta talvez seja a pergunta que de algum modo deve estar pairando em sua cabeça e saiba que você não está sozinho, pois há muitos empreendedores que desejam aplicar as estratégias, mas não sabem por onde começar. Veja a seguir quais são os principais pontos a serem trabalhados para se criar uma estratégia matadora no seu negócio.

Conheça o seu público: Quando se fala em Marketing de Relacionamento é inevitável pensar em… Pessoas! Todos nós somos movidos por diferentes interesses como é o caso de gostos e identificações. Desta forma, é vital que cada empreendedor busque conhecer cada vez mais o seu público para identificar os seus gostos e interesses.

Ou seja, compreende-los para poder oferecer justamente aquilo que tanto procuram. Afinal, todos nós procuramos ou evitamos marcas justamente por estes pontos e se você tiver a percepção do que o seu negócio atrai, bem como o que ele desperta a atenção nas pessoas conseguirá rapidamente conhecer e traçar o perfil psicológico dos seus clientes.

Identifique os seus clientes “de ouro”: Após ter feito o levantamento sobre o perfil dos seus clientes, o passo seguinte é analisa-los e classifica-los em grupos. Observe que aparecerá aqueles que sempre se fazem presentes: curtam, compartilham, interagem (de várias maneiras) e até compram.

São exatamente estes clientes que eu os chamo de ouro, pois se mostram mais propensos a adquirirem os seus produtos e serviços e, por isso mesmo, quando o assunto é marketing de relacionamento fidelização de clientes, eles merecem a sua devida atenção. Por quê? Veja a seguir que irei te mostrar!

Crie um programa de fidelidade: Agora que você identificou e conhece os seus clientes “de ouro” precisa focar a sua atenção neles, uma vez que se mostram contentes com o seu trabalho. E o que isso quer dizer? Que deverá pensar e trabalhar suas ideias na melhor forma de mantê-los fiéis ao seu negócio.

Recompensas ao estilo “junte 10 e a 11ª é grátis” como descontos exclusivos e brindes promocionais são boas estratégias para testar a reação do seu público. Há quem prefira criar um sistema de pontos que permite ao cliente vencedor realizar a troca por algo valioso. E isso sempre dá certo!

Invista nas redes sociais: Facebook, Instagram e tantas outras têm sido os “lugares virtuais” de maior interação e até pesquisa. Invista nas redes que seu público mais utiliza e marque sua presença de modo significativo. Além de postagens relevantes que falam a linguagem da sua audiência, crie enquetes, divulgue suas novidades e promoções.

E, para fechar

Quanto mais você se interessa, pesquisa e se aproxima do seu público maiores são as chances de fidelizar os seus clientes. Vale lembrar que este trabalho te auxilia a criar a sua autoridade dentro de uma área. Trabalhe com afinco para que tenha, conforme Kotler, os lucros como a consequência natural. Boa sorte!

Aproveite e me siga nas redes sociais.

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    Ronaldo

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