Como Escrever Um Artigo Perfeito Para Blog Segredo Revelado!


Como escrever um artigo

Para que um blog se mantenha vivo (ou ativo) é necessário que o mesmo seja alimentado constantemente com textos. A criação e publicação frequente de conteúdo para blog é determinante para o retorno do público.

Escrever não é difícil, mas envolve esforço, dedicação, interesse e responsabilidade, uma vez que você é responsável por aquilo que digita na tela do seu computador!

Assim como em qualquer tipo de tarefa que exige algum trabalho mental (ou inspiracional) há sempre aquela parcela de pessoas que fazem certas atividades com grande facilidade enquanto existem outros que não conseguem facilmente.

Quando se discute em fóruns e webinários as técnicas de como escrever um artigo para atrair o público ao seu site ou blog há sempre algumas questões levantadas como, por exemplo, criar títulos altamente persuasivos, empregar a chamada escrita magnética (veja o artigo que já escrevi sobre esse assunto), escaneabilidade do texto e número mínimo e máximo de palavras para cada post e SEO.

É claro que essas técnicas são importantes e por isso mesmo precisam ser consideradas, como também os chamados bloqueios criativos (que por mais que você tente não consegue escrever como desejaria) e saber o que falar e com quem falar (direcionamento de público).

Então se você veio até este artigo é porque obviamente deseja aprender a escrever um artigo perfeito e saiba que encontrará todos os recursos necessários para ter condições suficientes de fazer isso, mas antes é preciso responder uma questão. Me acompanhe.    

Descubra todos os detalhes de “Como Escrever Um Artigo Perfeito”:

    Como escrever um artigo perfeito para blog

Existe algum segredo ou fórmula para escrever bem?

Você deve concordar comigo que para escrever bem é necessário dominar as técnicas de redação, certo? Pois bem, existem vários tipos de textos, e ao passo que se conhece cada um deles, inclusive a sua estrutura, fica mais fácil de compreender qual é a linguagem adequada que se deve utilizar na produção de conteúdo.

Na verdade não existe segredo ou fórmula pronta que seja considerada imbatível que dê os recursos necessários ao blogueiro que deseja dominar a tarefa de como escrever um artigo excelente.

O que existe são testes que devem ser realizados e detalhes imprescindíveis como, por exemplo, uma linguagem simples e direta que faz o público se manter “preso” ao seu texto.

Fato é que quanto mais você lê, pesquisa, reflete e escreve maiores são as possibilidades de escrever mais e melhor a cada postagem, ou seja, utilizar palavras mágicas como dedicação e disciplina são fundamentais para quem deseja dominar a boa escrita.

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Como definir um tema

O tema dos seus artigos deve estar perfeitamente alinhado aos objetivos do seu blog. Por exemplo: se nele a proposta é falar sobre empreendedorismo digital e formas de se ganhar dinheiro na internet, os artigos devem ser trabalhados sob esta perspectiva, ou seja, devem tratar sobre assuntos relacionados ao empreendedorismo digital e as formas de renda obtidas virtualmente.

Quando a produção de conteúdo para sites segue esta regra clara cria-se um alinhamento e organização que faz com que o seu público entenda imediatamente os objetivos implícitos do seu negócio digital.

Dito de outra forma: se você tem um blog que trabalha com empreendedorismo digital precisa escrever artigos direcionados a este tema e não acrescentar, por exemplo, artigos de temas totalmente diferentes como dicas para viajar barato usando somente programa de milhas.

Mesmo que você tenha compreendido “o espírito da coisa” e ainda não saiba como escrever um artigo é só fazer o seguinte exercício: observe o seu blog e pense sobre que conteúdos gostaria de encontrar caso o estivesse acessando pela primeira vez. As ideias surgirão de forma simples e rápida!

Como escrever um artigo

Trabalhe com palavras-chave perfeitas

As palavras-chave são importantíssimas na hora de escrever artigos e publica-los. Deve-se pensar sobre elas na hora de iniciar os seus textos pelos seguintes motivos:

Para o ranqueamento do Google;

Como ideia/ sugestão para um novo texto.

As palavras-chave funcionam como poderosos códigos que permitem estabelecer o contato entre blog e audiência, já que funciona como uma espécie de intermediador ou mesmo uma ponte. Se você conhece o assunto do seu post, automaticamente saberá como as pessoas vão procurar pelo seu artigo e assim terá condições suficientes para trabalhar as palavras-chave como uma espécie de isca ou imã que atrairá as visitas para o seu projeto.

Além do mais, é uma forma de auxilio simples de se obter ideias de como escrever um artigo, principalmente naqueles momentos em que as palavras não vêm ou que você sente o temível bloqueio mental, que consiste na dificuldade de criar frases completas que se interligam a outras que permitem a criação natural de um bom texto.

Tenha em mente que as palavras-chave perfeitas são aquelas que nascem da necessidade do público de encontrar a resposta para as suas dores. Sendo assim, é só se colocar no lugar do dele para descobrir exatamente quais são essas palavras-chave.

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Fique de olhos bem abertos à concorrência

Assim como nos negócios físicos, no internet marketing e áreas afins há muita concorrência. Afinal de contas, o meio digital continua em franco crescimento, e por permitir maior flexibilidade de trabalho atrai o interesse de muitas pessoas.

Agora tenho uma questão para você: já teve a curiosidade ou em algum momento pesquisou quantos blogs semelhantes ao seu existem no mercado? Por mais que tenha alguma resposta, a mesma será uma estimativa. Contudo, é importante sempre checar a sua concorrência para analisar o seu comportamento frente ao mercado.

Escolha alguns blogs e verifique como cada um deles trabalha os seus textos. Verifique a quantidade de palavras utilizadas em cada post, e se esse mesmo conteúdo para blog possui imagens, vídeos, assim como o tipo de linguagem utilizada como forma de comunicação.

Essa tarefa auxilia muito e possibilita separar os pontos positivos dos negativos para que você erre menos e desenvolva cada vez mais a técnica de como escrever um artigo eficiente e perfeito para a sua audiência.

Observe se os textos da concorrência permitem uma leitura rápida e se o design e layout empregados são satisfatórios. Dessa forma, você conseguirá fazer uma boa comparação e terá boas ideias para avançar o seu projeto no internet marketing.

Como escrever um artigo para blog

Aposte em um bom mapa mental

O que se entende por um mapa? Uma forma didática de orientação que se for seguida corretamente te levará ao ponto final em pouco tempo e sem falhas. Na internet, quando se fala em mapa mental é o mesmo que orientar o seu público dentro de um post para que o mesmo se mantenha atento até o final e que não se sinta cansado de ler todo o conteúdo, e que fique satisfeito de encontrar um bom material.

Muitos empreendedores têm apostado em um conteúdo para sites mais extenso, ou seja, posts com 1.000, 2.000 ou mais palavras para abordarem diversos assuntos em seus projetos digitais.

É claro que entre várias estratégias desenvolvidas de como escrever um artigo eficaz, a criação de um conteúdo maior permite com que o blogueiro possa detalhar com mais liberdade pontos importantes sobre determinados assuntos, principalmente quando se trata de reviews e tutoriais.

Sendo assim, na hora de escrever o seu artigo procure estrutura-lo de uma forma bem organizada apontando a ideia central do seu post de modo destacado, ligando os pontos essenciais ao longo do texto. Adote os subtítulos para dividir melhor o conteúdo e estabeleça a ordem dos elementos do seu texto para que façam sentido para quem lê.

Conheça o seu público-alvo

Não tem como desenvolver um projeto, bem como escrever um artigo sem conhecer o seu público-alvo, ou seja, sem saber para quem falar e como falar. Para isso, você precisa dizer “X” para quem entende “X” e não “Y”.

A melhor forma de fazer isso é pesquisar sobre o comportamento e gostos do seu público. Não é a toa que muitos especialistas recomendam (e também indico) que crie o seu projeto digital dentro de um tema que você conheça, ou ao menos goste, pois assim fica bem mais fácil trabalhar e chegar ao seu público.

Na produção de conteúdo para sites você deve considerar os seguintes pontos essenciais para qualquer tipo de nicho:

Linguagem adequada – Formal ou informal;

Tipo de conexão – Histórias e relatos verídicos, frases de cunho motivacional ou dicas práticas;

Valor – Por que as pessoas devem e se interessam em ler os seus artigos? O que eles agregam para as suas vidas?

Estados Psicológicos – Sonhos, expectativas e medos que acompanham constantemente o seu público em diversas situações.

Se preferir, crie um questionário com estes pontos, e em seguida trabalhe os seus textos sobre as respostas que deu a cada pergunta. Assim fica mais fácil de visualizar e entregar o conteúdo que seu público tanto espera do seu blog ou site.

Como escrever um artigo perfeito

Para escrever bem comece a escrever agora

Para escrever textos é preciso começar a digitar as primeiras palavras e frases, ou seja, você precisa treinar imediatamente para que consiga dominar a redação de modo mais rápido. Não se deve esperar chegar à inspiração para começar o seu projeto.

Faça um rascunho de um possível conteúdo para sites e caso não fique conforme deseja descarte e comece de forma diferente. E se aliar este treinamento com o hábito da leitura o processo se tornará cada vez mais fluido e natural, pois as ideias e palavras virão com maior facilidade.

Por outro lado, se você preferir aguardar a chegada da inspiração correrá o risco de NUNCA começar o seu blog ou site, pois sempre deixará para depois a tarefa que deveria ter sido iniciada.

Procure escrever com calma e em um ambiente ou horário silencioso para que consiga se concentrar melhor e desenvolver o seu raciocínio. Inicialmente escreva como um exercício e depois com o intuito de publicar. Não busque a perfeição imediata, com o tempo você poderá modificar o seu post da forma que achar melhor. Preocupe-se em fazer mais e agora!

Aposte no CTA do seu artigo

CTA é a sigla utilizada para Call To Action, ou em bom português “Chamada para Ação”. Como a perspectiva dos negócios digitais é aumentar o engajamento com a respectiva audiência você precisa considerar este ponto sempre que for escrever artigos para o seu site ou blog.

A Chamada para Ação consiste em encorajar o seu leitor a reagir no final da leitura do seu post, e como se pode fazer isso? De várias formas, sendo que as mais comuns são as seguintes:

Pedir para que o leitor faça algum comentário no post;

Convidar a assinar a newsletter;

Sugerir para que curta a página no Facebook;

Disponibilizar e solicitar que baixe o ebook;

Inserir um link e pedir para que clique sobre ele para ler outro artigo no blog;

Convidar para fazer o teste gratuito de um software;

Sugerir que faça o compartilhamento do post nas redes sociais;

Convidar para seguir o blog ou o autor nas redes sociais;

Convidar para que o leitor entre em contato com o blog ou site.

Estes são os mecanismos que você pode utilizar sempre ao final dos seus artigos. Intercale ou reinvente sempre que estiver trabalhando na produção de conteúdo do seu projeto e não se esqueça de interagir com o seu público agradecendo e respondendo todas às dúvidas levantadas.

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Revise antes de publicar

Quando for escrever textos para o seu blog preocupe-se inicialmente com a colocação de todas as informações importantes sobre o assunto trabalhado e depois revise calmamente para verificar se não houve nenhum erro, problemas de digitação, falhas no layout ou qualquer outro elemento que possa prejudicar a visualização e compreensão do conteúdo.

Procure fazer uma boa e atenta revisão, preferencialmente de duas a três para não correr o risco de deixar alguma falha passar. O cuidado é essencial para que o seu projeto se desenvolva em busca do sucesso.

Recapitulando

Criar conteúdo para blog exige do empreendedor atenção, pesquisa, treinamento e zelo. Atente-se a cada detalhe passado neste artigo sem desconsiderar nenhum para que tenha êxito e alcance os objetivos esperados.

E, por falar em CTA, deixe sua mensagem, pergunta ou comentário abaixo para aprofundarmos o assunto. Te aguardo!

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    Ronaldo

    Olá, meu nome é Ronaldo Vieira, tenho 43 anos. Sou Empreendedor Digital, Auditor de Qualidade e minha maior vontade dentro do Marketing Digital é poder usar da minha experiência em negócios e poder aplicá-las dentro do Empreendedorismo Digital.

    Website: http://www.blogcerto.com.br

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